Geral

Por aqui, união da paixão do estado com a Gincana

Publicado em: 19 de maio de 2017 às 18:22 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:59
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • cuia-mais.jpg
    compartilhe essa matéria

    Bebida símbolo do Rio Grande do Sul ganha decoração especial em Vera Cruz com o nome das seis equipes

    Viajar e conhecer novos lugares pede lembrança, não é? Quem visitar Vera Cruz durante os festejos de 58 anos vai poder conferir uma infinidade de mimos, como porta-chaves com símbolos do Município (caixa d’água, Prefeitura e túnel verde), panos de prato, além de outros enfeites que lembram a Capital das Gincanas. Estas lembranças podem ser encontradas na Casa do Artesão, localizada junto à Praça José Bonifácio. O espaço está colorido, à espera dos visitantes. 

    Mas tem vera-cruzense – já que está morado há vários anos por aqui – que vem inovando. Silvana Gava, natural de Santa Catarina, resolveu criar enfeites de chimarrão com os nomes das seis equipes da Gincana. A ideia, segundo ela, surgiu quando estava tomando a bebida típica do Rio Grande do Sul e viu que sobre a erva poderia ter algo que remetesse à paixão local. Então, resolveu unir Estado e Município. E deu certo. Ela aceita encomendas e conta que já confeccionou em torno de 200 destes enfeites (com o nome das equipes). Apaixonada pela Xiruz, a cuia de Silvana tem o nome da equipe de coração mais o Smurf, mascote adotado após o único título de campeã da Xiruz ter sido conquistado no ano em que o desfile tinha relação com este personagem.

    Até o fim do ano passado, Silvana tinha o artesanato como hobby e renda-extra. Agora, faz disso seu negócio. A casa está repleta de itens decorativos e uma página no Facebook, criada para divulgar suas produções, está recheada de adereços para deixar a casa ainda mais bonita. Na frente da casa de Silvana, na rua Amália Brixner, 162, uma placa já indica que por ali reside alguém que tem no sangue o artesanato. As encomendas de enfeites da Gincana podem ser feitas até quarta-feira da próxima semana pelo telefone (51) 9 9824-1423.

    A matéria completa está no Arauto deste sábado.