Meio-campista e goleiro estavam atuando no futebol mineiro, por Atlético e Cruzeiro, respectivamente
O Grêmio anunciou, na tarde desta sexta-feira (19), as contratações do goleiro Rafael Cabral, do Cruzeiro, e do meio-campo Edenilson, do Atlético Mineiro. A dupla já está em Porto Alegre e deve estar à disposição do técnico Renato Portaluppi em breve.
Edenilson, de 34 anos, chega ao Tricolor para assinar vínculo até o final de 2025. Elee projeção no futebol pelo Caxias, sendo destaque no Campeonato Gaúcho de 2011. Logo depois foi contratado pelo Corinthians, onde conquistou o Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro, a Libertadores da América, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.
Em 2014 foi negociado pela primeira vez ao futebol europeu, indo atuar na Udinese, da Itália. Após três temporadas e também ter defendido o Genoa, retornou ao Brasil para vestir a camisa do Internacional. No ano passado, se transferiu para o Atlético, onde voltou a ser campeão ao conquistar mais duas taças do Campeonato Mineiro. Em 2021, o atleta foi convocado para defender a Seleção Brasileira em jogos válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.
Já Rafael Cabral, de 33 anos, assina acordo de empréstimo sem custos, em troca pelo goleiro Gabriel Grando, também por empréstimo. O atleta finaliza os exames médicos e assina contrato até dezembro deste ano, com opção de compra para ambas as partes.
Rafael chega como mais uma opção experiente para o elenco nesta temporada. Contratado pelo Cruzeiro em 2022, foi titular na campanha do título da Série B do Brasileiro, compondo a melhor defesa da competição. No ano passado, sofreu apenas 32 gols e foi considerado um dos líderes do time mineiro.
Natural de Sorocaba-SP, ele começou a carreira nas categorias de base do Santos, onde conquistou três Campeonatos Paulistas (2010, 2011 e 2012). Em 2010, também levantou a taça da Copa do Brasil. No ano seguinte, tornou-se o goleiro mais jovem a conquistar uma Copa Libertadores, eleito o melhor da competição em sua posição.
Em 2012, após ajudar o Santos na classificação para as semifinais da Libertadores ao defender um pênalti, foi convocado para a Seleção Brasileira. Fez sua estreia com a amarelinha como titular em um amistoso contra os Estados Unidos e estava cotado para ser o titular nas Olimpíadas de Londres, mas foi cortado após lesão em treino às vésperas da competição.
Ainda em 2012, foi campeão da Recopa Sul-Americana com a equipe santista. No ano seguinte, foi para o Napoli, da Itália, onde foi campeão da Copa da Itália (2013-14) e da Supercopa, em 2014. Em 2018, acertou com o Sampdoria/ITA e, na sequência, fechou acordo com o Reading/ING. Em 2022, retornou ao Brasil, contratado pelo Cruzeiro.
Notícias relacionadas
Monterey vence São José e assume liderança da Taça Benno Bernardo Kist
Jogo ocorreu nesse sábado
Nova quadra multiuso estará à disposição dos vera-cruzenses em fevereiro
Implantação da estrutura faz parte da série de investimentos em áreas esportivas de Vera Cruz
William Campos é anunciado pelo Goiânia Esporte Clube
Técnico deixou o comando do Avenida neste sábado
Avenida comunica saída de William Campos e comissão técnica
Anúncio foi feito neste sábado