Confesso: apesar de ser formada em Jornalismo (e nunca duvidei da minha vocação), sempre tive um pezinho na Publicidade. Sou daquelas que admira uma bela propaganda e, convenhamos, existem aquelas que marcam, que atravessam gerações, que são atemporais. Tenho certeza que muitos concordarão comigo. Pois em decorrência do meu aniversário de 40 anos nesta semana (com carinha de 39, né?) estive fazendo uma rápida pesquisa sobre propagandas marcantes dos anos 80. Muitos sites trazem pérolas para o nosso deleite.
Se alguém fala: “leite condensado, caramelizado, com flocos crocantes e coberto com um delicioso chocolate Nestlé?”, o que vem à mente? Duvido que imediatamente não lembrem do Chokito.
Outro comercial tão icônico quanto o produto é o do Biotônico Fontoura, aquele fortificante utilizado para combater anemia, cansaço e abrir o apetite. Até virou meme já, lembrando que para muitos, o efeito de abrir o apetite dura até hoje.
Além dessas duas, encontrei algumas imagens de propagandas da época que, ao meu ver, são auto-explicativas e facilmente voltam à memória das pessoas, pelo menos da minha geração.
O Band-Aid dispensa apresentação, mas que vinha com quebra-cabeça, em 1984, é novo pra mim.
Associar a Galinha Azul com a Maggi colou e a sopa fez sucesso nesta propaganda de 89.
Quem não teve um Jogo do Mico? Essa aí é de 1986.
E a clássica: “não esqueça minha Caloi”, de 1989, com espaço pra colar a foto do vivente.