Esportes

Competição trará mais de 200 surdoatletas para Santa Cruz

Publicado em: 19 de abril de 2023 às 17:14 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 11:32
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Pixabay/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Campeonato Brasileiro de Futsal será realizado de sexta-feira a domingo

    Os ginásios Arno João Frantz (Arnão) e Jaime Fernandes de Siqueira (antigo Ginásio do CIE) foram escolhidos para sediar o Campeonato Brasileiro de Futsal CBDS 2023, que será realizado em Santa Cruz do Sul de sexta-feira (21) a domingo (23). Ao todo, são mais de 200 surdoatletas que devem se dirigir à cidade, vindos de diversas partes do Rio Grande do Sul, como também do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Amazonas, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina. Todos os participantes receberão alojamentos gratuitos, oferecidos pela Prefeitura Municipal e pelo 7º Batalhão de Infantaria Blindado do Exército. 

    A solenidade de abertura será na sexta-feira, às 8h, no Poliesportivo. As partidas serão disputadas entre equipes masculinas e femininas. De acordo com o coordenador do departamento municipal de Esportes, Anderson Grecca, Santa Cruz do Sul foi escolhida para sediar o campeonato por iniciativa da Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul (FDSRS). “Fomos bem avaliados pela Federação no que diz respeito às práticas esportivas, principalmente na parte da inclusão, e também pela estrutura física da cidade, dos alojamentos e dos nossos ginásios, que foram considerados ideais para a realização dos jogos”, relata.  

    A única adaptação técnica necessária para a competição de futsal para surdos é em relação ao apito dos árbitros, que são substituídos por bandeiras que sinalizam visualmente as marcações das partidas. Dentre os objetivos do campeonato, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), está o incentivo à prática desportiva como ferramenta fundamental para a socialização das pessoas surdas e o estímulo à profissionalização dos atletas. 

    O evento é organizado pela FDSRS, Associação dos Surdos de Santa Cruz do Sul e Santa Cruz Futsal, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Esporte. Para assistir aos jogos, a entrada é franca. A organização solicita apenas a doação de 1kg de alimento não perecível por pessoa.