Geral

Está escuro? Avisa a prefeitura

Publicado em: 19 de abril de 2017 às 17:30 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:38
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Para que as lâmpadas da iluminação pública sejam substituídas é preciso informar a Secretaria de Obras

    A Secretaria de Obras vem intensificando os reparos na rede de iluminação pública em Vera Cruz. Desde o início do ano foram trocadas 940 lâmpadas, tanto pela cidade quanto no interior. Mas o que falta é conscientização dos moradores para avisar a Prefeitura quando há uma luminária queimada. Este aviso pode ser feito junto à Secretaria de Obras, às equipes que fazem os reparos e pelo WhatsApp da Prefeitura (51 99851-0387), que já recebeu inúmeros pedidos de melhorias.

    De acordo com Gilson Becker, rotineiramente a equipe faz uma vistoria, à noite, para verificar quais as lâmpadas estão queimadas e realiza as trocas, mas o alerta da comunidade sobre os pontos que estão às escuras é de suma importância. “No momento temos cinco pedidos aguardando reparos junto à Secretaria, mais os pedidos colhidos pela equipe no caminhão. Acredito que em dois dias estas lâmpadas estejam trocadas”, salienta o Secretário, referindo-se também ao ponto mostrado na foto estampada na capa (esquina das ruas Alvarenga e Edmundo Gruendling, no Centro). Das lâmpadas trocadas em 2017, 830 foram fluorescentes; 69 de vapor de sódio; e 41 lâmpadas de vapor de mercúrio.

    No total são 2.439 lâmpadas instaladas em Vera Cruz, tanto na área urbana quanto na rural. Entre os tipos mais comuns está a fluorescente, que consome menos energia. Já pela cidade, em que é preciso mais luminosidade, a maioria das lâmpadas são de vapor de mercúrio. Estas consomem mais energia. 

    A matéria na íntegra está na edição do Jornal Arauto desta quinta-feira.