Ação foi realizada após o órgão ter recebido uma denúncia anônima de um consumidor
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou uma operação de fiscalização em uma loja de celulares de Santa Cruz do Sul. A ação foi realizada na semana passada após o órgão ter recebido uma denúncia anônima de um consumidor, que teria adquirido um carregador, e suspeitou do item.
A vistoria contou com a presença do Fiscal do Procon Municipal, um representante da Apple, com o apoio da Guarda Municipal, que garantiu a segurança durante a operação. Durante a inspeção, foram encontrados itens que não atendiam aos padrões de qualidade e autenticidade, configurando a comercialização ilegal de produtos falsificados.
Em decorrência da irregularidade, o Procon Municipal abriu um processo administrativo contra o estabelecimento, que poderá ser multado e responsabilizado pela venda de produtos não autorizados, conforme as normas do Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com o coordenador do Procon local, Marcelo Estula, consumidores que utilizam produtos falsificados, como carregadores e acessórios para celular, podem enfrentar sérios riscos.
De acordo com ele, esses itens, por não possuírem os selos de segurança e certificação exigidos, podem apresentar falhas, comprometendo a segurança dos dispositivos, sobrecarregar a bateria, causar superaquecimento e até incêndios. Além disso, o uso de produtos falsificados pode danificar o aparelho e invalidar a garantia do fabricante.
Notícias relacionadas

Rota de Santa Maria inicia trabalhos para liberar trânsito na RSC-287
Transbordamento do Arroio Barriga interrompeu tráfego entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais

CNH Social beneficiará 3 mil pessoas de baixa renda no RS; saiba como participar
Inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira e seguem até o dia 10 de julho

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc está entre os melhores do Estado
Nota é considerada a maior média da Instituição e ocupa a 3ª posição entre Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul

Os gordos X Os magros
Partida aconteceu nos anos 50, no campo do Esporte Clube Teresa, hoje Clube Vera Cruz. Atletas jogavam sem camisa ou regata, o fardamento chegou mais tarde no Alvi-azul