Geral e Região

Racionamento atinge 150 famílias em Vale do Sol

Publicado em: 19 de março de 2020 às 18:15 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 07:54
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    No primeiro momento, localidades de Campos do Vale e Três Barulhos têm o fornecimento interrompido à noite

    Como anunciado pela Administração de Vale do Sol, na segunda-feira, dia 16, teve início o racionamento de água no município. Apesar de ter sido divulgada a medida para toda a rede de Rio Pardense, de acordo com o coordenador do Semae, Henrique Becker, as duas localidades atingidas neste primeiro momento são Campos do Vale e Três Barulhos, o que soma cerca de 150 famílias com a interrupção no abastecimento de água por volta das 21 horas até as 8 horas do dia seguinte. De acordo com a necessidade, o racionamento será ampliado para mais lugares. “Precisamos fazer um apelo para quem ainda não tem caixa d’água em sua casa, que providencie. A gente não sabe até quando vai esta situação. Calculamos que aproximadamente 40% dos moradores de Vale do Sol não possuem caixa d’água”, frisou Henrique.

    Em Campos do Vale, o morador Edílio Schoepf é um dos tantos que engrossa esta estatística e não possui o reservatório em casa. Com água durante o dia, ele diz não sentir ainda os reflexos da medida, mas tratou de estocar, no domingo, água em 11 litrões de garrafa pet para se precaver durante a noite, para o uso no preparo da comida, para tomar café ou qualquer outra necessidade que possa surgir.
    Mas também muitos vale-solenses já atenderam o pedido da Prefeitura Municipal quanto às caixas d’água. O comerciante Márcio Ritzel confirma que em sua loja de materiais de construção, cerca de 100 unidades foram vendidas entre fevereiro e março, e há lista de espera para entregas, pois o estoque que tinha acabou.

    A pensionista Marlene Oliveira, da mesma localidade, Campos do Vale, conseguiu garantir o reservatório, que deve ser instalado na próxima segunda-feira. Enquanto isso, ela garante água no poço existente na propriedade da irmã, que mora ao lado. Marlene relata que tomou a decisão de comprar a caixa de 500 litros assim que soube que Vale do Sol faria racionamento. No primeiro dia da interrupção, segunda-feira, foi quando ela comprou. “Nem podia gastar neste momento, mas ter água é essencial”, resume ela.