Força-tarefa está trabalhando desde o último dia 13 de janeiro
Faltam poucos dias para a conclusão das obras emergenciais que desde o último dia 13 de janeiro estão sendo executadas no Bairro Belvedere, um dos pontos mais afetados pela enchente de maio do ano passado, que provocou diversos deslizamentos. Nesta quarta-feira, 19, o grupo, responsável por coordenar as intervenções, reuniu-se com o prefeito Sérgio Moraes e prestou contas do andamento dos trabalhos.
A força-tarefa, conduzida pelo gabinete do vice-prefeito Alex Knak, está agora em fase de conclusão das obras de drenagem, o que está previsto para ocorrer dentro de uma semana. Bueiros foram desobstruídos e ampliados e 50 metros de canalização tiveram que ser substituídos e outros 50 metros foram implantados. Na sequência serão necessários mais alguns dias para consertos de asfalto e calçamento.
Também terá início nos próximos dias, a construção de uma barreira de contenção, com 80 centímetros de altura e 40 metros de extensão. A estrutura vai garantir mais segurança para os moradores e para a população, de modo geral, porque vai impedir que pedras que porventura venham a se deslocar da encosta atinjam veículos e pedestres.
Nos últimos 30 dias, diversas intervenções foram executadas. A primeira etapa ocorreu na rua João Werlang, uma das áreas mais severamente afetadas pelos deslizamentos de maio. Fissuras no asfalto foram preenchidas para permitir o monitoramento e o acompanhamento da evolução dessas fendas após as chuvas.
As medidas emergenciais no Belvedere incluíram também limpeza de vegetação e podas de árvores na encosta, com remoção de galhos, ciscos e detritos. “As equipes estão fazendo um trabalho excelente e que com certeza vai dar resultados. Estamos na etapa final e logo em seguida iremos com a mesma força-tarefa também para a Várzea”, afirmou o vice-prefeito, Alex Knak.
Para garantir a eficácia das ações, foram mobilizadas equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, de Obras e Infraestrutura e de Serviços Públicos.
Notícias relacionadas

Quem lembra dos Clubes 4-S?
O projeto teve o incentivo da Emater em Vera Cruz, a partir da realização da primeira e única edição da Semana Ruralista, ocorrida em 1979

Dom Alberto comunica encerramento da oferta de sete cursos presenciais
Segundo a instituição, a medida foi necessária em razão de um processo de readequação administrativa da entidade

Nova Emei João Alves será pequena diante do crescimento populacional, afirma secretária de Educação
Segundo Jane Sabin, administração enfrenta desafios com relação à demanda por vagas na rede municipal de ensino

Equipes trabalham na recuperação de canalizações em Venâncio Aires
Estruturas foram rompidas ou danificadas pela força das águas no último fim de semana