SANTA CRUZ

Obras emergenciais no Bairro Belvedere estão perto da conclusão

Publicado em: 19 de fevereiro de 2025 às 18:01
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Divulgação/ Elemir Polese
    compartilhe essa matéria

    Força-tarefa está trabalhando desde o último dia 13 de janeiro

    Faltam poucos dias para a conclusão das obras emergenciais que desde o último dia 13 de janeiro estão sendo executadas no Bairro Belvedere, um dos pontos mais afetados pela enchente de maio do ano passado, que provocou diversos deslizamentos. Nesta quarta-feira, 19, o grupo, responsável por coordenar as intervenções, reuniu-se com o prefeito Sérgio Moraes e prestou contas do andamento dos trabalhos.

    A força-tarefa, conduzida pelo gabinete do vice-prefeito Alex Knak, está agora em fase de conclusão das obras de drenagem, o que está previsto para ocorrer dentro de uma semana. Bueiros foram desobstruídos e ampliados e 50 metros de canalização tiveram que ser substituídos e outros 50 metros foram implantados. Na sequência serão necessários mais alguns dias para consertos de asfalto e calçamento.

    Também terá início nos próximos dias, a construção de uma barreira de contenção, com 80 centímetros de altura e 40 metros de extensão. A estrutura vai garantir mais segurança para os moradores e para a população, de modo geral, porque vai impedir que pedras que porventura venham a se deslocar da encosta atinjam veículos e pedestres.

    Nos últimos 30 dias, diversas intervenções foram executadas. A primeira etapa ocorreu na rua João Werlang, uma das áreas mais severamente afetadas pelos deslizamentos de maio. Fissuras no asfalto foram preenchidas para permitir o monitoramento e o acompanhamento da evolução dessas fendas após as chuvas.

    As medidas emergenciais no Belvedere incluíram também limpeza de vegetação e podas de árvores na encosta, com remoção de galhos, ciscos e detritos. “As equipes estão fazendo um trabalho excelente e que com certeza vai dar resultados. Estamos na etapa final e logo em seguida iremos com a mesma força-tarefa também para a Várzea”, afirmou o vice-prefeito, Alex Knak.

    Para garantir a eficácia das ações, foram mobilizadas equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, de Obras e Infraestrutura e de Serviços Públicos.