Maioria dos comunicados se refere à cultura do milho
Em meio aos impactos da redução de chuvas e elevação de temperaturas, a demanda pela cobertura do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) dobrou na atual safra em Venâncio Aires. Conforme o escritório local da Emater-RS/Ascar, até o momento, foram realizados 55 comunicados de perdas. Em comparação a safra anterior, foram 25 declarações. Os números representam um aumento de 125%.
Do total da demanda pela cobertura do Proagro, a maioria dos comunicados se refere à cultura do milho, que contabiliza mais de R$ 29 milhões em perdas. Conforme o chefe do escritório da Emater, Vicente Fin, a estiagem da atual safra é considerada a mais severa, ultrapassando R$ 50 milhões de dano para agricultura de Venâncio Aires.
Voltado aos pequenos e médios produtores, o Proagro garante a exoneração de obrigações financeiras relativas a operação de crédito rural de custeio, quando a liquidação é dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam rebanhos e plantações. O programa é administrado pelo Banco Central (BC) e operado pelas instituições financeiras autorizadas a operar em crédito rural. Para a comprovação das perdas, a Emater é responsável por fazer a análise e repassar ao banco.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade