Região

Demanda pela cobertura do Proagro dobra na atual safra em Venâncio Aires

Publicado em: 19 de fevereiro de 2022 às 10:38 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 09:56
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/Mapa
    compartilhe essa matéria

    Maioria dos comunicados se refere à cultura do milho

    Em meio aos impactos da redução de chuvas e elevação de temperaturas, a demanda pela cobertura do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) dobrou na atual safra em Venâncio Aires. Conforme o escritório local da Emater-RS/Ascar, até o momento, foram realizados 55 comunicados de perdas. Em comparação a safra anterior, foram 25 declarações. Os números representam um aumento de 125%.

    Do total da demanda pela cobertura do Proagro, a maioria dos comunicados se refere à cultura do milho, que contabiliza mais de R$ 29 milhões em perdas. Conforme o chefe do escritório da Emater, Vicente Fin, a estiagem da atual safra é considerada a mais severa, ultrapassando R$ 50 milhões de dano para agricultura de Venâncio Aires.

    Voltado aos pequenos e médios produtores, o Proagro garante a exoneração de obrigações financeiras relativas a operação de crédito rural de custeio, quando a liquidação é dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam rebanhos e plantações. O programa é administrado pelo Banco Central (BC) e operado pelas instituições financeiras autorizadas a operar em crédito rural. Para a comprovação das perdas, a Emater é responsável por fazer a análise e repassar ao banco.