Geral

Vale do Sol decreta situação de emergência devido aos estragos do temporal

Publicado em: 19 de janeiro de 2024 às 16:01 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 14:34
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Priscila Oliveira/Prefeitura Vale do Sol
    compartilhe essa matéria

    Houve diversos prejuízos aos moradores, além de muitas estradas obstruídas e sem condições de trafegabilidade

    Nesta sexta-feira (19), o Prefeito Maiquel Silva decretou situação de emergência em Vale do Sol devido aos estragos do temporal durante a última semana. As fortes chuvas e os ventos, que passaram dos 80 km/h, ocasionaram diversos prejuízos aos moradores e deixaram muitas estradas obstruídas e sem condições de trafegabilidade. 

    O prefeito explica que a medida agiliza os procedimentos de resposta do Executivo e resguarda a prerrogativa de buscar recursos externos futuros. “Seguimos atuantes para dar o suporte às famílias atingidas pelo temporal e fazendo o possível para realizar os reparos nas estradas danificadas o mais breve possível, bem como, normalizar o abastecimento de água", pontua o prefeito. O chefe do executivo também pede a compreensão da comunidade devido à grande demanda e agradece a todos que auxiliaram e ainda estão auxiliando nos trabalhos.

    Conforme levantamento realizado pela Prefeitura, até essa quinta-feira (18), cerca de 2 mil propriedades continuavam sem energia elétrica e mais de 300 casas ficaram destelhadas. Foram distribuídos, aproximadamente, 400 metros de lonas às famílias atingidas, e cerca de 150 quilômetros de estradas foram danificadas pelas fortes chuvas.

    Durante a manhã desta sexta-feira (19), o prefeito, presidente da Câmara de Vereadores, representantes das secretarias municipais, da Defesa Civil do município e da Emater estiveram reunidos para apurar os danos causados pelo temporal. O decreto de situação de emergência e os laudos técnicos estão sendo encaminhados ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul e para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

    Leia também: Quase 60 horas depois do temporal, 17 mil residências seguem sem luz no Vale do Rio Pardo