Série mostra detalhes sobre o uso da tecnologia de geração de energia solar, que se espalha mais do que qualquer outra no mundo
O uso de energia solar se tornou, nos últimos anos, uma solução essencial para garantir o aumento da sustentabilidade, além da economia na conta de luz do consumidor final. O Grupo Arauto estreia, nesta sexta-feira (20), o conteúdo multimídia “Energias renováveis: o sol como fonte de economia”. O conteúdo faz parte de um projeto multiplataforma que vai falar sobre a utilização de uma fonte natural inesgotável: o calor do sol.
O primeiro episódio vai apresentar usuários que optaram pela instalação e aquisição das placas para a captação da própria energia. “O sistema valeu a pena. O retorno é em longo prazo, mas pelo tempo que temos instalado, já tivemos um retorno muito satisfatório”, conta o consumidor André Luiz Ludke, de Sinimbu.
O consumidor Fabiano Butzke, de Candelária, procurou mais informações sobre a instalação de placas solares, pois o gasto mensal somado da sua residência e das estufas de fumo era alto na conta de energia elétrica. “Fui atrás, logo percebi que seria um investimento que valeria a pena e instalei. Eu uso as placas para gerar energia tanto para as estufas quanto para a minha residência. Toda a energia que eu preciso é gerada apenas com as placas que adquiri”, salienta.
Fabiano instalou 40 placas fotovoltaicas em sua residência. “Além de toda a energia necessária para a residência e as estufas, existe a sobra, que vai para a rede. O cálculo feito, no meu caso, foi para que as placas produzam em torno de 1.300 quilowatts por mês”, destaca Butzke.
“Nos meses que tinha maior consumo de energia, eu chegava a pagar R$ 3 mil por mês na conta de luz. Hoje a gente não paga mais luz, não tem mais essa preocupação”, declara o produtor de Candelária. A principal vantagem da energia solar é que ela é renovável, pois o calor do sol ainda permanecerá ativo durante alguns bilhões de anos. Assim sendo, toda produção de energia que conte com a utilização da radiação solar não terá preocupações quanto à sua finitude, ao contrário do que ocorre com outras fontes.
Para a produção desse tipo de energia, também não são necessárias grandes áreas e nem qualquer tipo de desmatamento. “Depois que eu instalei as minhas, já pude indicar para mais três amigos, que adquiriram as suas e hoje estão utilizando o serviço também”, frisa Ludke. Ele também destacou a grande economia gerada em sua conta de energia elétrica. “Aqui na minha propriedade o custo da energia é abatido quase que integralmente. Cerca de 85% a 90% é abatido”, explica André.
Energia limpa
Devido a todo esse potencial, somada a sua sustentabilidade, que a tecnologia de geração solar fotovoltaica se espalha mais do que qualquer outra hoje no mundo. A possibilidade da transformação da luz do sol em energia, que acontece no interior das células fotovoltaicas de uma placa solar, é feita de forma 100% limpa, sem emissão de qualquer poluente ou outro impacto ambiental.
Pela questão do aquecimento global e a finitude dos recursos naturais, hoje, mais do que nunca, os consumidores demandam soluções sustentáveis e produtos ecologicamente corretos das empresas. Por esse motivo, grandes empresas do mundo hoje investem na geração elétrica solar. Ao contrário de muitos bens, como carro, por exemplo, a compra de um sistema de energia solar não é apenas um gasto, mas um investimento, que o consumidor pode reaver em até 10 vezes o valor investido no sistema. Isso porque ao instalar o sistema, na conta de luz já começa a valer, ou seja, um valor que está retornando.
“É muito bom. Vale muito a pena e ainda estamos falando de uma energia limpa que ajuda o planeta”, frisa Fabiano Butzge. “O interesse surgiu há um tempo, e todos os contatos que eu tive com pessoas que já contam com o serviço eu ouvi boas recomendações também. O retorno é muito bom”, finaliza André Ludke.
Na próxima sexta-feira (27), a série “Energias renováveis: o sol como fonte de economia” mostra quem trabalha vendendo o serviço e explica sobre as facilidades para ter acesso às placas fotovoltaicas com opções de financiamento.
Confira o conteúdo em vídeo:
Notícias relacionadas

Fernanda, Lisandra e Maria Fernanda: protagonistas na busca pela justiça e segurança
Em Vera Cruz, essas mulheres são referências como Juíza de Direito, Delegada de Polícia e Promotora

Dais tem o agro como vocação e o cooperativismo no coração
Produtora rural, ela dá seguimento à agroindústria familiar e comemora o sucesso como presidente da Coopervec

Ela é de fé: Ana da Four, a jornalista que não se permite acomodar
Empreendedora e pioneira no ramo de assessoria de imprensa na região, ela é movida por suas crenças e pelo desejo de evoluir

FOTOS: Mesmo com chuva, desfile leva multidão a Avenida Gogóia
Carnaval da Cidade Histórica segue até terça-feira