Imunizantes foram descarregados na sede da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde
Chegaram no fim da manhã desta terça-feira (19) as primeiras doses da vacina contra a covid-19 em Santa Cruz. Os imunizantes foram descarregados na sede da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Ainda hoje à tarde as doses devem começar a ser distribuídas entre as cidades da região para início da vacinação. Os 13 municípios da área de abrangência da 13ª Coordenadoria serão contemplados com um total de 4.400 doses da vacina Coronavac, sendo que 2.460 serão destinadas para Santa Cruz e 700 para Venâncio Aires.
Segundo a coordenadora da 13ª Coordenadoria de Saúde de Santa Cruz, Mariluce Reis, em um primeiro momento será feita a contagem do material e será aguardada a orientação do Estado para dividir as doses entre os municípios. A previsão é de que a segunda dose da vacina chegue daqui a duas semanas. Mariluce comemorou a chegada das doses das vacinas e agradeceu a ciência e os colegas da coordenadoria: "Minha alegria hoje não tem explicação, é emocionante".
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, ressaltou que a expectativa é de que a imunização já comece a ser realizada nesta terça-feira no município: "Estamos com uma programação bastante elaborada e daqui a algumas horas começaremos a imunização". Ainda de acordo com a prefeita, em Santa Cruz haverá um ato simbólico para a realização da imunização que irá ocorrer no Hospital Santa Cruz. Inicialmente fará a vacina uma profissional da área da saúde com anos de caminhada na área, bem como um idoso residente da Asan.
Quem tem direito?
Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e população indígenas aldeadas. Ainda não foi informada a quantidade que cada município vai receber, mas a coordenadora confirmou que não existem indígenas vivendo em aldeias na região, portanto, as doses serão distribuídas entre os demais grupos.
Nessa primeira etapa, não haverá deslocamento da população aos postos e outras unidades de saúde. Isso só deve acontecer no final de fevereiro ou início de março, quando a campanha passará a abranger outros públicos. Após a aplicação da primeira dose, será necessário um intervalo de 21 dias para aplicação da segunda. E somente depois dessa etapa é que se passa para o público seguinte.
Confira a chegada das doses em Santa Cruz:
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários