Manhã desta segunda-feira reuniu famílias que buscam uma vaga
Já está disponível, nas paredes da Secretaria Municipal de Educação, a lista de crianças selecionadas com uma vaga na educação infantil. Logo cedo, pais e mães passaram pelo local para conferir se tinham conseguido um espaço para deixar os filhos no próximo ano, enquanto trabalham.
A lista também está disponível no site da Prefeitura, nos arquivos abaixo, e em todas as escolas de educação infantil da rede municipal. A partir deste terça-feira (19) até sexta-feira (22), os pais das crianças selecionadas deverão se dirigir à Secretaria Municipal de Educação para retirar o Atestado de Vaga e efetuar as matrículas nas EMEIs.
De acordo com Jaqueline Marques, Secretária Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, foram 1810 crianças inscritas e 1565 contempladas.
Protesto
Chamou a atenção de quem circulava nas proximidades da Secretaria Municipal de Educação, na manhã desta segunda-feira (18), a cena de uma mulher acorrentada no corrimão de acesso ao local. Em entrevista ao Portal Arauto, Franciele Becker de Souza, mãe da Maria Antônia de 9 meses, contou porque decidiu fazer o protesto. "Já tínhamos tentado a vaga no começo do ano. Como não conseguimos, solicitamos através da Defensoria Pública", diz.
Mas, mesmo assim, ao chegar hoje na Secretaria de Educação, certa sobre a vaga que garantiria o acesso da bebê na creche, Franciele e o marido Sérgio foram surpreendidos com o nome de Maria Antônia acima da posição 70 da lista de espera. Cientes de que não conseguiriam, mais uma vez, a oportunidade, Franciele decidiu protestar e o marido fez a foto que circulou pelas redes sociais. "Rapidamente, a Secretaria encontrou o processo e garantiu nossa vaga. Vou matricular minha filha dia 2 de janeiro", fala.
Franciele, embora tenha conseguido o que precisam, lamenta precisar passar por essa situação. De acordo com ela, faltou organização e sensibilidade com quem já buscava a mais tempo, através da Defensoria, uma vaga para que ela e o esposo, ambos vendedores, consigam trabalhar com a garantia da assistência da filha.
Pela manhã, a Secretaria de Educação havia relatado ao Portal Arauto que a manifestante era uma mãe que não tinha visualizado o nome do filho na lista.
Notícias relacionadas
Encruzilhada do Sul reforça ações de prevenção à dengue com nova técnica
A Prefeitura de Encruzilhada do Sul está intensificando as ações de prevenção à dengue. Até o momento, o município do Vale do Rio Pardo registrou dois casos suspeitos. Com o intuito de frear o avanço, equipes de saúde e de…
Imóvel de Venâncio Aires está na lista de leilões do Governo do Estado
Receitas provenientes das vendas poderão ser repassadas ao Funrigs para financiar habitações de interesse social
Associação ambiental escolhe Santa Cruz para desenvolver ações no meio rural
Município foi escolhido como estratégia de aproximação com as comunidades rurais para promover práticas mais sustentáveis no cultivo de tabaco
Famílias afetadas pela enchente poderão escolher suas novas casas
As famílias, cujas casas foram condenadas devido à enchente, poderão selecionar novas residências - de até R$ 200 mil - a serem adquiridas pela Caixa