Órgão explica que não encaminha mensagens para o celular notificando da abertura de processos de suspensão ou cassação, tampouco com links para preenchimento de dados ou pagamento de débitos
“Notificação extrajudicial! Suspensão da sua CNH em andamento, saiba mais e evite sua restrição“. Ou “Sua conta GOV tem uma nova mensagem sobre sua CNH. Acesse… e confira detalhes“. Se você está entre as pessoas que receberam esse tipo de mensagem no celular, fique atento: é golpe. O Detran/RS explica que não encaminha mensagens para o celular notificando da abertura de processos de suspensão ou cassação, tampouco com links para preenchimento de dados ou pagamento de débitos.
A notificação de instauração desses processos ocorre via postal, através da Carteira Digital de Trânsito ou via edital publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul.
Em Vera Cruz, comenta o diretor do Centro de Formação de Condutores CFC Machado, Fredy Machado, a onda de mensagens começou a circular neste fim de semana e pelo menos uma dezena de pessoas foram até a empresa buscar informação e orientação.
Como existe o risco de prejuízo significativo, avalia ele, pois os golpistas, se lograrem êxito, pode ter telefone clonado, dados roubados e conseguido angariar valores, já que algumas mensagens sugerem o pagamento via Pix para regularizar eventual débito, Machado sugere o registro policial por parte do usuário. “Chovem relatos por todo o Rio Grande do Sul de SMS iguais. Em todos os CFCs do Estado estão chegando condutores apavorados. Até pessoas que não têm CNH estão recebendo essas mensagens“, frisou.
Ainda, orienta a quem recebe essas mensagens, que não clique no link, pois esse direciona para uma página muito semelhante ao GOV, mas pede confirmação de senha, nome da mãe e alguns outros dados. Um dos maiores especialistas em Legislação do Estado, Eduardo Cadore, compartilhou aos diretores de CFC que é importante informar às pessoas que qualquer tipo de restrição administrativa da habilitação só pode ser comunicada a pessoa através do app CDT ou via postal (há, ainda, como última opção, por edital público). Jamais os órgãos vão enviar SMS ou e-mail ofertando a condição de evitar uma penalidade pagando uma “taxa”, como diz a mensagem.
Um desses vera-cruzenses que recebeu a mensagem procurou a Reportagem do Grupo Arauto na manhã desta segunda-feira (18), relatando que recebeu uma notificação falando sobre o risco de suspensão da CNH por conta de uma infração que teria sido cometida em Porto Alegre e para regularizar essa situação e não perder a CNH, teria que pagar o valor de R$ 159,60. Ele clicou nessa mensagem para ver o valor, e na mensagem constava o CPF, o nome da mãe a data de nascimento e por isso ele acreditou que era verdadeiro, apesar de estranhar porque essa infração era de Porto Alegre e ele não esteve na Capital. Após buscar informação na autoescola, soube que se tratava de golpe e que não havia nenhuma infração em seu nome.