Polícia e Cobertura Especial

“Jamais faria isso […] eu tenho três filhas”, diz Jair Menezes Rosa

Publicado em: 18 de novembro de 2022 às 15:10 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 12:01
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Ele é acusado de ser o responsável pela morte de Francine Rocha Ribeiro, em 2018

    Após uma manhã marcada pelo depoimento de três testemunhas, Jair Menezes Rosa participou do interrogatório no início da tarde desta sexta-feira (18). Ele é acusado de ser o responsável pela morte de Francine Rocha Ribeiro, encontrada sem vida, em 12 de agosto de 2018, em uma área de mata do Lago Dourado, em Santa Cruz. 

    SAIBA MAIS: “O que aconteceu com ela é uma marca para todos”, lamenta irmã de Francine

    O réu aproveitou o momento para negar a autoria do crime. Ele afirmou que foi pescar por volta das 13h, logo depois do churrasco do Dia dos Pais, e que permaneceu no local cerca de uma hora e meia, tendo arrumado os anzóis para ir embora porque a “diabetes estava baixa”. Jair disse que teria visto um rapaz, que não conhecia, puxando a vítima. 

    LEIA TAMBÉM: “Passará da soma de 40 anos”, projeta assistente de acusação do Caso Francine

    Ao ser questionado a respeito de seu material genético, que foi encontrado em quatro locais do corpo da vítima, ele acrescentou que o indivíduo obrigou ele a baixar a roupa e se masturbar. Jair, no entanto, nega que tenha estuprado ou praticado qualquer outro crime de cunho sexual. "Jamais faria isso. […] eu tenho três filhas e sei como me sentiria". 

    ACOMPANHE: Jair Menezes da Rosa chega ao fórum de Santa Cruz para julgamento

    Após o interrogatório, teve início o debate entre defesa e acusação. Primeiro tem palavra a acusação – promotor de Justiça e, em seguida, o assistente de acusação. Eles podem falar por uma hora e meia, dividindo esse tempo, pedindo pela absolvição ou condenação dos réus, a depender das provas apresentadas no julgamento. Depois é a vez da defesa falar pelo mesmo tempo. 

    Esgotadas as possibilidades de réplica e tréplica, passa-se à fase de decisão propriamente dita. Ainda nesta sexta-feira, os jurados devem votar quesitos, formulados pela juíza, sobre a autoria e participação do réu. A votação acontece na chamada sala secreta. Após o processo, a magistrada elabora a sentença. Em caso de condenação, cabe à Juíza ainda a fixação da pena. A decisão, segundo Márcia Inês Doebber Wrasse, deve ser divulgada por volta das 21h.