Neste fim de semana, a Casa de Retiros Loyola será o endereço para a realização do retiro de homens
O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Santa Cruz do Sul realiza, a partir deste fim de semana, os cursilhos masculino e feminino do Grupo Executivo da Diocese. O retiro, que ocorre de sexta (18) a domingo (20), será realizado na Casa de Retiros Loyola, administrada pelo MCC, destinada a eventos de retiros e ressignificação da fé.
De acordo com a coordenadora do MCC de Santa Cruz do Sul, Maria Helena Felzmann Menegat, a realização de Cursilhos em Santa Cruz ocorre há 52 anos. Desde 1972 estes encontros de fé e espiritualidade focam na formação de cursilhistas dentro das comunidades. “É até difícil de explicar, pois trata-se de uma experiência de fé que se vivencia. Mas podemos dizer que o cursilho é um ato de encontro individual consigo mesmo e com sua fé em Deus”, define.
Maria Helena ressalta que entre os dias 18, 19 e 20, 48 homens são esperados para a formação de número 106. Já no fim de semana seguinte, nos dias 25, 26 e 27, será o 104º Cursilho Feminino, que conta com 54 mulheres inscritas. “Realizamos dois cursilhos masculinos e dois femininos adultos por ano. Além destes, são feitos um cursilho jovem masculino e um cursilho jovem feminino. Todos baseados no fortalecimento da vivência da fé dos participantes”, explica.
O MCC realiza os cursilhos junto à Casa de Retiros Loyola, espaço administrado pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Santa Cruz do Sul. O local que fica em uma propriedade no Centro de Santa Cruz do Sul é rodeado de paisagens naturais, transmitindo paz aos frequentadores. “As pessoas que participam dos cursilhos são membros ativos de suas comunidades católicas, que são convidados a ter esta experiência de evangelização. É uma entrega de fé para o encontro pessoal com sua crença”, complementa.
Saiba mais
O Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) é originário da Espanha, iniciado entre as décadas de 1930 e 1940. O Movimento chegou ao Brasil, em São Paulo, em 1962. Com a finalidade principal de promover a vivência do fundamental cristão que significa viver a Graça, a Vida Divina em pessoal, realizando o Plano de Deus, anunciando seu Reino e seguindo a Cristo.
Esta vivência é promovida por meio da aculturação da fé, que introduz esta experiência, por meio dos cursilhistas, junto às comunidades católicas nas quais eles participam. Quem passa pelo cursilho torna-se cursilhista e é chamado a ingressar nesta forma diferenciada de evangelização. Atualmente, o MCC está inserido nas 51 paróquias que abrangem as comarcas eclesiásticas da Diocese de Santa Cruz do Sul, agregando os municípios dos Vales do Rio Pardo e Taquari.
Notícias relacionadas
Aeroportos passarão a ter salas especiais para passageiros autistas
Programa foi anunciado nesta terça-feira pelo governo federal
Peça teatral é atração no 21º Seminário do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Evento ocorre nesta quinta-feira, a partir das 13h30min, no Coworking Cultural
Encontro de Opalas e Clássicos GM será neste domingo em Santa Cruz
Evento ocorre no Parque da OKtoberfest, das 9h às 18h
Amorlisc solicita apoio no projeto do Immigrantenpark
Rogerio Harz fez uso da Tribuna Popular na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz