Neste fim de semana, a Casa de Retiros Loyola será o endereço para a realização do retiro de homens
O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Santa Cruz do Sul realiza, a partir deste fim de semana, os cursilhos masculino e feminino do Grupo Executivo da Diocese. O retiro, que ocorre de sexta (18) a domingo (20), será realizado na Casa de Retiros Loyola, administrada pelo MCC, destinada a eventos de retiros e ressignificação da fé.
De acordo com a coordenadora do MCC de Santa Cruz do Sul, Maria Helena Felzmann Menegat, a realização de Cursilhos em Santa Cruz ocorre há 52 anos. Desde 1972 estes encontros de fé e espiritualidade focam na formação de cursilhistas dentro das comunidades. “É até difícil de explicar, pois trata-se de uma experiência de fé que se vivencia. Mas podemos dizer que o cursilho é um ato de encontro individual consigo mesmo e com sua fé em Deus”, define.
Maria Helena ressalta que entre os dias 18, 19 e 20, 48 homens são esperados para a formação de número 106. Já no fim de semana seguinte, nos dias 25, 26 e 27, será o 104º Cursilho Feminino, que conta com 54 mulheres inscritas. “Realizamos dois cursilhos masculinos e dois femininos adultos por ano. Além destes, são feitos um cursilho jovem masculino e um cursilho jovem feminino. Todos baseados no fortalecimento da vivência da fé dos participantes”, explica.
O MCC realiza os cursilhos junto à Casa de Retiros Loyola, espaço administrado pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Santa Cruz do Sul. O local que fica em uma propriedade no Centro de Santa Cruz do Sul é rodeado de paisagens naturais, transmitindo paz aos frequentadores. “As pessoas que participam dos cursilhos são membros ativos de suas comunidades católicas, que são convidados a ter esta experiência de evangelização. É uma entrega de fé para o encontro pessoal com sua crença”, complementa.
Saiba mais
O Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) é originário da Espanha, iniciado entre as décadas de 1930 e 1940. O Movimento chegou ao Brasil, em São Paulo, em 1962. Com a finalidade principal de promover a vivência do fundamental cristão que significa viver a Graça, a Vida Divina em pessoal, realizando o Plano de Deus, anunciando seu Reino e seguindo a Cristo.
Esta vivência é promovida por meio da aculturação da fé, que introduz esta experiência, por meio dos cursilhistas, junto às comunidades católicas nas quais eles participam. Quem passa pelo cursilho torna-se cursilhista e é chamado a ingressar nesta forma diferenciada de evangelização. Atualmente, o MCC está inserido nas 51 paróquias que abrangem as comarcas eclesiásticas da Diocese de Santa Cruz do Sul, agregando os municípios dos Vales do Rio Pardo e Taquari.
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min