Neste sábado, junto ao Posto de Saúde Central e em Linha Henrique D’Ávila, atividades iniciam de manhã e se encerram às 15 horas
O Outubro Rosa, mês de conscientização para a prevenção e o combate ao câncer de mama, ganhou mais duas programações em Vera Cruz. Serão realizadas neste sábado (19), na Estratégia da Saúde da Família Central I, II e III, junto ao Posto de Saúde Central (SUS), e na ESF de Linha Henrique D’Ávila.
No centro da cidade, a agenda inicia às 7h30min e vai até 15 horas, incluindo, entre as atividades previstas, aromaterapia, testes rápidos, auriculoterapia, reflexologia podal, dança, avaliação odontológica, requisição de mamografia, massagem, acuidade visual e coletas pré-câncer (agendamento e livre demanda).
No interior, em Linha Henrique D’Ávila, a programação vai das 8 às 15 horas. A equipe da ESF prevê atividades como reflexologia, maquiagens, sala de vacinas, coletas de pré-câncer (agendamento), atendimento psicológico com agendamento e entregas de bolsas do programa Mãe Gaúcha.
Para a secretária municipal de Saúde, Clair Tornquist, o mês de outubro é dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de útero. “Esses dois tipos de câncer estão entre os mais comuns que afetam as mulheres, mas a boa notícia é que a prevenção e o diagnóstico precoce aumentam muito as chances de cura”, frisou.
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres e sua detecção precoce, por meio do autoexame e principalmente da mamografia, é essencial, sinaliza ela. A mamografia é o exame mais eficaz para identificar possíveis nódulos em estágios iniciais, quando ainda são pequenos e muitas vezes imperceptíveis ao toque. A recomendação é que mulheres a partir dos 40 anos realizem esse exame anualmente, ou conforme orientação médica. A prevenção envolve não apenas a realização de exames, mas também o cuidado com a saúde física e mental. Manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e evitar o consumo de álcool e tabaco são medidas que contribuem para a redução do risco de câncer.
Por outro lado, ressalta Clair, o câncer de colo do útero, que também merece destaque durante o Outubro Rosa, pode ser prevenido com atitudes simples e eficazes. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, vírus responsável pela maioria dos casos desse tipo de câncer. Além disso, o exame Papanicolau, que deve ser feito regularmente, permite identificar lesões precursoras que podem ser tratadas antes de se transformarem em câncer.
“O Outubro Rosa nos lembra que o cuidado com a saúde é um ato de amor próprio. Proteger-se, realizar exames preventivos e manter hábitos saudáveis são as melhores formas de garantir qualidade de vida. A informação é uma poderosa aliada, e ao compartilhar essa conscientização, ajudamos a salvar vidas. Nesse sentido os eventos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde durante o ano todo com ênfase no mês de outubro têm este olhar de contribuir ainda mais com a prevenção”, conclui.
Leia também
- Feira Rosa por Você reúne diversas entidades na Praça da Bandeira
- A importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama
- Feira Rosa por Você é uma das atrações do Outubro Rosa em Santa Cruz
- Hospital Ana Nery promove bate-papo sobre saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa
- ESF Cristal Harmonia terá programação alusiva ao Outubro Rosa
- Liga de Combate ao Câncer promove rodada de palestras
- Médica mastologista destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
Notícias relacionadas
Rua Cláudio Manoel está bloqueada na manhã desta terça
Motivo é a instalação de novos postes para arcos de iluminação
Secretaria de Obras finaliza asfalto na Rua Antônio Kipper em Santa Cruz
A melhoria foi implementada no trecho entre as ruas Carlos Baumhardt e Henrique Niedersberg
Unisc recebe visita de 15 estudantes estrangeiros
Grupo participa da IV International School Unisc
Evento discute a superação da violência contra grupos em situação de vulnerabilidade
1ª Jornada Nem Tão Doce Lar ocorre de 26 a 29 de novembro