Projeto busca estimular a leitura e a prática da escrita criativa
A professora de Língua Portuguesa Maira Andréa Leite da Silva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Harmonia, era só orgulho na manhã desta sexta-feira. Alunos das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental receberam dos próprios pais, uma compilação de crônicas produzidas por eles mesmos em sala de aula, fruto de um projeto que busca estimular a leitura e a prática da escrita criativa.
Em 2016, após ter duas de suas alunas classificadas como finalistas das Olimpíadas da Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, a professora Maira foi convidada pelo MEC, juntamente com outros cerca de 500 professores de todo o Brasil, a discorrer sobre seu trabalho e acabou vendo-o selecionado entre os 20 melhores do País. Em outubro ela irá a São Paulo para apresentar seu projeto em um seminário nacional, promovido pelo CENPEC, em parceria com o MEC.
Um dos aspectos interessantes, é que o projeto não foi construído pela professora com foco nas olimpíadas, mas é desenvolvido por ela na escola desde 2012. Quando assumiu as turmas do 9º ano, a professora começou a trabalhar com os alunos o gênero crônica, das mais diferentes formas. No primeiro semestre deste ano o primeiro contato se deu por meio da leitura de autores consagrados, socialização de conhecimentos e escrita dos próprios textos. No final uns liam para os outros o que haviam escrito e tudo era partilhado. “Temos que ser lidos, ouvidos, mostrar para os outros o que fazemos de bom”, disse Maira.
Um visita a Expoagro também serviu de inspiração para que os alunos produzissem suas próprias crônicas. Eles circularam pelo parque de exposições capturando imagens que depois, em sala de aula, acabaram traduzidas em belas produções. Fragmentos de textos também foram o ponto de partida para que os alunos despejassem no papel um pouco mais de criatividade e até mesmo canções de Noel Rosa serviram de estímulo para a gurizada.
O resultado são dezenas e mais dezenas de crônicas que encadernadas deram origem a coletânea Encontros. Muitas delas são uma verdadeira catarse, um desabafo, e retratam histórias de superação e amadurecimento, como a de Gabriel Rodrigues Sehn, 16 anos, autor de Uma paixão incomum. No texto ele conta das dificuldades que teve nos primeiros anos de vida escolar, quando o que mais gostava era brigar e arrumar confusão. Sobre o exercício da escrita ele reconhece que avançou bastante. “No começo achava difícil, achava meus textos ruins. Acho que melhorei bastante, não sei se vou seguir escrevendo, mas com certeza vou ler mais”, disse.
Homenagem
Como uma cerimônia de colação de grau, os alunos foram homenageados, juntamente com a professora Maira, pela Secretaria Municipal de Educação (SEE) e pela direção da escola. Os próprios pais compareceram e fizeram a entrega dos exemplares aos jovens autores. Presente na cerimônia, a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, disse que a comunidade precisa saber o que acontece na rede municipal de ensino. “Temos uma professora que faz um trabalho pedagógico exemplar e que hoje é reconhecido como um dos 20 melhores do Brasil. Nossos profissionais e nossos alunos são motivos de orgulho, o que só demonstra que a educação é o caminho de transformação da sociedade”, disse.
Notícias relacionadas
Governo dará posse aos diretores da Rede Estadual em cerimônia nesta quinta-feira
O ato de posse será às 16h, momento em que os diretores receberão certificados de nomeação e serão formalmente reconhecidos
Motociclista que se acidentou na BR-471 foi transferida para Canoas
O motorista da outra moto, um homem de 21 anos, também foi conduzido para atendimento, mas já teve alta do Hospital Santa Cruz
Aberta consulta de vagas para o Sisu 2025
MEC oferta 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Há mais de 68 mil vagas para o Pé-de-Meia Licenciaturas
Secretaria da Saúde pretende acolher cada paciente como alguém da família
Secretário Luiz Freitas foi oficialmente apresentado na manhã desta quarta-feira (15) para servidores e comunidade na ESF Central