Valor foi repassado ao município após o decreto de situação de emergência em abril
A Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Cruz do Sul vai aplicar R$ 350 mil na construção e reconstrução de açudes e aguadas. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o o secretário municipal de Agricultura, Zeno Assmann, explicou que o valor foi repassado ao município após o decreto de situação de emergência em abril.
Segundo o secretário, com os recursos, será feita a contratação de máquinas terceirizadas para atender cerca de 300 propriedades rurais. Cada produtor inscrito terá direito a cinco horas de uso de máquina sem custo. Caso necessite de mais tempo, o agricultor poderá pagar a diferença.
As obras devem ocorrer durante o inverno, período considerado ideal para esse tipo de intervenção. “Na seca não adianta você fazer um buraco no potreiro que você não tem água. Não vai ter água. Tem que fazer agora para você poder abastecer aquele açude, aquela aguada, porque senão nós não vamos chegar lá“, disse. O secretário informou ainda que os técnicos da pasta vão acompanhar todo o processo, orientando os produtores e operadores sobre os melhores pontos para execução dos trabalhos.
O titular da pasta afirmou que, embora o valor pareça limitado, ele será suficiente para dar início ao atendimento da demanda. A previsão é de que o trabalho dure de quatro a cinco meses. Apesar do esforço, a secretaria não espera zerar a demanda, já que novas solicitações devem surgir continuamente. Atualmente, o município conta com cerca de 4.300 propriedades rurais.
Notícias relacionadas

Deputado destaca relevância de programa agrícola: “valor importante e substancial”
Iniciativa prevê investimento de R$ 903 milhões para apoiar a recuperação socioeconômica e ambiental das comunidades rurais gaúchas

Conab anuncia compra e doação de sementes para a agricultura familiar gaúcha
Com a abertura do sistema, a Companhia atende reivindicação do setor, que foi impactado pelas mudanças climáticas no estado

Tradicional Encontro de Famílias Rurais reúne 14 grupos em Cerro Alegre Baixo
Organização espera receber 300 pessoas ao longo do dia

Encontro de Famílias Rurais reúne comunidade em Cerro Alegre Baixo nesta quinta-feira
Programação inclui palestra sobre violência contra a mulher, gincana, doações e atividades culturais