O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), realizou a contratação emergencial de serviços de horas-máquina voltados à recuperação e manutenção das estradas vicinais no Vale do Taquari.
No momento, o trabalho abrange dez municípios da região: Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Estrela, Lajeado, Marques Souza, Muçum, Relvado e Roca Sales.
Leia também: Rio Grande do Sul tem 155 mortes em decorrência das enchentes e deslizamentos de terra
A contratação contempla serviços de movimentação de terra, execução e manutenção de pequenos trevos de acesso das vias municipais às rodovias estaduais; manutenção de pequenas barragens, pontes, pontilhões e bueiros; além dos serviços de desassoreamento de rios, riachos e córregos de água.
Em Lajeado, as máquinas têm trabalhado para reestabelecer a ligação com o município vizinho, Arroio do Meio, bem como para facilitar o acesso à ponte construída pelo exército. “Essa força-tarefa teve início pelo Vale do Taquari justamente por ter sido a região mais devastada pela força das águas. Além de casas totalmente destruídas, as cidades também ficaram com os acessos municipais obstruídos. Nos próximos dias, novas regiões serão contempladas”, afirmou o titular da Sedur, Carlos Rafael Mallmann.
Confira mais: Moradores do Bairro Navegante cobram ações da Prefeitura de Santa Cruz após impactos da enchente
O trabalho emergencial tem como objetivo dar celeridade ao reestabelecimento dos acessos entre as cidades, visando melhorar o deslocamento dos moradores pelas estradas vicinais.
Notícias relacionadas

Com 13 anos de história, Aesca apoia a infância e juventude em Santa Cruz
Evento agradeceu aos parceiros que têm contribuído com a missão da entidade

Modo de fazer cuca artesanal é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do RS
Município de Rolante foi responsável pela solicitação do registro

Santa Cruz poderá contar com mão de obra de apenados em serviços públicos
Delegada da 8ª Delegacia Penitenciária Regional da Susepe visitou o prefeito Sérgio Moraes

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Agência determina ainda recolhimento dos produtos