Política

Vereador propõe a criação da Guarda Municipal Armada em Venâncio Aires

Publicado em: 18 de abril de 2023 às 11:13 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 11:29
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Fernanda Bergmann/Câmara de Vereadores de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Projeto está em análise da Câmara de Vereadores do município e deverá ser encaminhado ao Executivo

    Um novo projeto de lei, que pede a criação de uma Guarda Municipal Armada foi protocolado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. O projeto é de autoria do vereador Benildo Soares (Republicanos). O tema volta a tona, após os registros de ataques em escolas de diversos estados do país.

    Em 2020, ao se eleger para o Legislativo Municipal, Bombeiros Soares, como é conhecido, já falava sobre a criação da guarda. “É preciso uma guarda armada, isso já existe em vários municípios da região […] necessitamos de uma forma para auxiliar os órgãos de segurança pública e diminuir os indicadores", disse ele na época. 

    No projeto, o parlamentar solicita que a Administração de Venâncio Aires faça um estudo de viabilidade sobre a implementação da Guarda Municipal Armada. Ainda, Soares determina que o órgão terá como função preservar o patrimônio público e proteger a população, principalmente em relação aos últimos acontecimentos registrados em todo o país. "Essa função preventiva ao Município objetiva preservar e proteger o patrimônio público, serviços e instalações do município, prevenindo a ocorrência de atos ilícitos, danos, vandalismo e sinistros contra os mesmos", diz a justificativa do projeto.

    De acordo com o vereador, a Guarda Municipal Armanda deverá realizar patrulhamento ostensivo e preventivo, além da vigilância de escolas, unidades de saúde, museus e demais prédios utilizados na prestação de serviços para a população municipal. 

    O documento, após os trâmites legais, será encaminhada para a Prefeitura de Venâncio Aires, onde passará pos análise do prefeito e secretários.