Projeto está em análise da Câmara de Vereadores do município e deverá ser encaminhado ao Executivo
Um novo projeto de lei, que pede a criação de uma Guarda Municipal Armada foi protocolado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. O projeto é de autoria do vereador Benildo Soares (Republicanos). O tema volta a tona, após os registros de ataques em escolas de diversos estados do país.
Em 2020, ao se eleger para o Legislativo Municipal, Bombeiros Soares, como é conhecido, já falava sobre a criação da guarda. “É preciso uma guarda armada, isso já existe em vários municípios da região […] necessitamos de uma forma para auxiliar os órgãos de segurança pública e diminuir os indicadores", disse ele na época.
No projeto, o parlamentar solicita que a Administração de Venâncio Aires faça um estudo de viabilidade sobre a implementação da Guarda Municipal Armada. Ainda, Soares determina que o órgão terá como função preservar o patrimônio público e proteger a população, principalmente em relação aos últimos acontecimentos registrados em todo o país. "Essa função preventiva ao Município objetiva preservar e proteger o patrimônio público, serviços e instalações do município, prevenindo a ocorrência de atos ilícitos, danos, vandalismo e sinistros contra os mesmos", diz a justificativa do projeto.
De acordo com o vereador, a Guarda Municipal Armanda deverá realizar patrulhamento ostensivo e preventivo, além da vigilância de escolas, unidades de saúde, museus e demais prédios utilizados na prestação de serviços para a população municipal.
O documento, após os trâmites legais, será encaminhada para a Prefeitura de Venâncio Aires, onde passará pos análise do prefeito e secretários.
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD