Política

Escola Ernesto Alves de Oliveira recebe homenagem do Legislativo

Publicado em: 18 de abril de 2023 às 06:42 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 11:27
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Há 67 anos, educandário busca formar sujeitos transformadores da sociedade

    Numa proposição do vereador Gerson Trevisan (PSDB), foi realizada nessa segunda-feira (17) uma sessão solene para homenagear os 67 anos da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira.

    A sessão foi conduzida pela presidente Bruna Molz (Republicanos) e contou com a participação da prefeita Helena Hermany; do secretário do Legislativo, Licério Agnes (PSD); do Delegado regional de Polícia, Luciano Menezes; do coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura; do representante da Casa Civil, Jonatan Bronstrup; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Cristina Conrad, além da diretora da Escola, professora Janaína Venzon.

    Trevisan apresentou o histórico da Escola Ernesto Alves de Oliveira, que iniciou suas atividades no dia 26 de março de 1956, sob a direção de Oscar Jhacomeli Przbyslski e mais cinco professores, com 104 alunos matriculados. O Decreto de criação nº 5091 foi publicado no Diário Oficial do Estado, de 7 de agosto de 1954, e denominava a Escola de Ginásio Estadual Ernesto Alves de Oliveira, depois para Colégio Estadual Ernesto Alves de Oliveira e, finalmente, para o nome que atualmente ostenta, conforme portaria nº 00.109 publicada no Diário Oficial do dia 17 de abril de 2000.

    A escola conta com um núcleo administrativo do qual fazem parte: a Direção, Financeiro, Secretaria e o Conselho Escolar. Conta, também, com um núcleo pedagógico do qual fazem parte os Serviços de Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Audiovisual. Na organização complementar da escola temos: Biblioteca, Portaria, Merenda Escolar, Conservação e limpeza e o Círculo de Pais e Mestres (CPM).

    O patrono do Colégio é o riopardense Ernesto Alves de Oliveira, destacada personalidade no cenário político nacional, jornalista, advogado e deputado da Constituinte Nacional, nascido no dia 21 de outubro de 1861 e falecido em 15 de agosto de 1891, aos 29 anos.

    A missão da escola é formar seres humanos que sejam sujeitos transformadores da sociedade em que estão inseridos, oportunizando o desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo, e que sejam comprometidos com um projeto de vida que contemple a socialização, humanização e inclusão.

    Tem a visão de ser referência para todos sem diferenciação de natureza social, étnica ou cultural, onde a democracia e a justiça sejam promotoras da liberdade e da qualidade de vida. Além disso, destaca como valores o senso crítico, a responsabilidade, a honestidade, a solidariedade, o comprometimento, a justiça, o respeito, a moral e a ética.

    Filosofia

    A Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira tem como filosofia formar um ser humano solidário, crítico, honesto, livre, participativo, competente, autônomo e democrático, sujeito transformador da sociedade em que está inserido, comprometido com um projeto de vida que contemple sua saúde e a ecologia. "A sociedade que ambicionamos é aquela que inclui, que abre espaço para todos sem diferenciação de natureza social, ética ou cultural, onde a democracia e a justiça sejam promotores da liberdade e da qualidade de vida".

    Assim, busca ser uma escola que socializa o educando, preparando-o para seus relacionamentos pessoais e profissionais; é motivadora, para que os educandos busquem alcançar metas e objetivos; privilegia o senso crítico e a participação; permite vivenciar valores, construindo condições de mudança, desenvolvendo aptidões, responsabilidades, honestidade, solidariedade e comprometimento com a construção de uma sociedade mais justa; forma um cidadão consciente de seus direitos e deveres; conscientiza a comunidade da importância da preservação do patrimônio econômico em que se insere; oportuniza à comunidade um desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo numa progressão de etapas operativas, próprias de cada idade, dando ênfase ao ensino de qualidade em todas as áreas do conhecimento; promove a integração família-escola-comunidade.

    Quadro geral de Diretores:

    • Prof. Osmar Jacomelli Przybylski (1956-1957)
    • Prof. Ivo José Muller (1957-1959, 1963-1982)
    • Prof. José Evaldo Soder (1959-1963)
    • Prof. Otto José Leifheit (1982-1983)
    • Prof. Guido Seffrin (1983-1985)
    • Profª. Marlene Scherer Bettin (1986-1988)
    • Prof. Anildo Bettin (1988-1995)
    • Prof. Erno João Kuhn (1995-1999, 2002-2011)
    • Profª. Adilani Fátima Bolfe Prochnow (2000-2001)
    • Profª. Elisabete Irene Dreher (2011 a 2012) – com a aposentadoria em novembro de 2012, Adilani assume para terminar o mandato da gestão.
    • Profª. Lizete Kessler Gassen (2013 a 2018) – com a aposentadoria em setembro de 2018, Andreia Gomes assume para terminar o mandato da gestão.
    • Profª. Janaína Andréa Halmenschlager Venzon (atual diretora)