Segundo a parlamentar, deslocamentos para outros municípios acarretam em custos financeiros e emocionais
Bruna Molz (Republicanos) fez um apelo em defesa da busca de recursos para a reforço do Centro de Oncologia Integrado (COI) do Hospital Ana Nery, em Santa Cruz. A vereadora é madrinha do Instituto Silder, uma instituição que auxilia crianças com câncer na região, e recentemente liderou uma campanha que arrecadou R$ 30 mil, em apenas três dias, para ajudar uma criança de um ano e dois meses que está internada, em Porto Alegre, com um tumor cerebral de caso complicado.
Durante seu discurso na Câmara de Vereadores, Bruna Molz destacou a triste realidade enfrentada pelas crianças com câncer na região do Vale do Rio Pardo, que não contam com atendimento e internação especializada em oncologia pediátrica. Atualmente, as famílias precisam se deslocar para Porto Alegre ou Santa Maria em busca de tratamento, o que acarreta em custos financeiros e emocionais significativos, como ter que largar empregos e ficar em pousadas.
"Ao ver a situação da pequena e de tantas outras crianças que enfrentam o câncer infantil, é impossível não se sensibilizar e agir. O câncer infantil é rápido, ele não espera, e é nosso dever como sociedade garantir o acesso a tratamento adequado e de qualidade para essas crianças", ressaltou.
A vereadora também destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na garantia do acesso à saúde para todos os cidadãos, e lamentou a falta de medicamentos essenciais para o tratamento do câncer infantil disponíveis pelo SUS, o que muitas vezes acarreta em demoras e perda de chances de cura para as crianças. "Temos que abraçar essa causa colegas, buscar recursos e emendas para a saúde, para que possamos ter um centro oncológico integrado em nossa cidade e garantir o acesso ao tratamento adequado para nossas crianças", enfatizou.
Bruna Molz ainda destacou que, na próxima semana, terá uma agenda em Brasília. Entre as pautas, está busca de recursos para a obra do Hospital Ana Nery, que custa R$ 11 milhões, visando a implantação do Centro Integrado de Oncologia em Santa Cruz do Sul. Ela também ressaltou o interesse do diretor da casa de saúde, Gilberto Antonio Gobbi, em trazer a oncologia infantil para a cidade assim que o centro integrado estiver em funcionamento.
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD