Política

Vereadores aprovam projeto com alterações no transporte coletivo em Santa Cruz

Publicado em: 18 de abril de 2022 às 15:22 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 19:03
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
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    Reunião extraordinária ocorreu na tarde desta segunda-feira com a presença de representantes da classe na Câmara

    Os vereadores de Santa Cruz aprovaram o projeto de lei que promove alterações no sistema de transporte coletivo no município, durante reunião extraordinária da Câmara na tarde desta segunda-feira (18). A sessão contou com a presença de representantes do setor, sindicatos, executivo e comunidade. Antes disso, a prefeitura ainda se reuniu com os trabalhadores do Consórcio TCS para esclarecer alguns pontos do projeto, dentre eles, a retirada do trecho que previa operações sem a presença do cobrador.

    Dentre os principais pontos da modernização, estão a manutenção – pelo terceiro ano conscetivo – da passagem por R$4,45 por 12 meses, aumento de 143 horários – mesmo com a redução da frota para 36 ônibus -, totalizando 520, fim do subsídio da prefeitura que, em caso de déficit no sistema, fará o pagamento mensal das isenções (meia-passagem de estudantes, idosos e pessoas com deficiência). O valor mensal estimado a ser repassado poderá chegar até R$ 152.403,60.

    Além disso, o projeto ainda apresenta novos modelos de tarifas, que poderão ser implementados no segundo semestre, após um novo sistema de bilhetagem eletrônico: integrada: praticada em viagens com baldeação para outro veículo, em que o segundo trecho poderá ser gratuito, ou com desconto e flexibilizada: com redução de valores sobre a tarifa comum, a ser aplicada no entrepico, finais de semana, serviços noturnos e/ou feriados, para incentivo de uso em faixas de horários de baixa demanda.

    Com isso, os passageiros poderão monitorar os ônibus em tempo real, com acesso ao tempo previsto para chegada na parada. Também está previsto para o segundo semestre, está previsto um novo modelo operacional, com 7 linhas estruturantes, de 15 em 15 minutos, e 8 linhas complementares, de 30 em 30 minutos