Programa de quitação de dívida deve beneficiar as áreas da Saúde e Educação
O programa Regularize Cidadão, da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, não beneficia apenas o contribuinte e a Secretaria de Fazenda: ele busca arrecadar valores para que possam ser investidos em áreas essenciais como a Saúde e a Educação. Criada em 2014, a iniciativa oportuniza aos cidadãos com débitos relativos a tributos municipais, quitar suas dívidas de modo rápido, prático e direto, sem formalismos e nem burocracia.
De acordo com Álvaro Conrad, secretário de Fazenda, o programa busca recuperar parte da dívida ativa municipal, que hoje chega a 80 milhões. "Sabemos que não vamos arrecadar tudo isso, mas esperamos receber 5 milhões que serão investidos", diz. Além de contribuir para as despesas correntes, a arrecadação deve colaborar com 15% para a Saúde e 25% para a Educação. Além disso, o valor poderá ser investido em obras que beneficiam a comunidade.
Ao ficar em dia com a Fazenda Municipal, o contribuinte pode participar de licitações públicas e demais programas de incentivo, obter certidão negativa do Município para financiamentos imobiliários, vender ou comprar imóvel livre de débitos, além de não correr o risco de ter a sua dívida encaminhada para execução judicial ou para protesto.
Contribuintes – pessoa física ou jurídica – que possuam quaisquer tipos de débitos com o município, independente de estarem inscritos em dívida ativa, e mesmo aqueles que já possuem parcelamento e reparcelamento em programas anteriores, podem acessar o Regularize. Quem quiser garantir isenção total nos juros, ou seja, 100% de desconto, deverá efetuar o pagamento em quota única, impreterivelmente, até o dia 31 de julho.
Já quem protelar o pagamento, também poderá se beneficiar dos descontos, porém eles serão menores. Até o dia 31 de agosto a redução nos juros de mora e multa é de 90%; até 29 de setembro de 80%; até o dia 31 de outubro de 70%; até o dia 30 de novembro é de 60%; e até o dia 22 de dezembro. Para o caso de parcelamento da dívida, a primeira prestação deverá ser paga no ato do parcelamento, cuja data limite é 31 de julho. Já a última parcela deverá ser quitada até 22 de dezembro.
O Regularize Cidadão abrange tributos como IPTU, ISSQN, taxa de água, telefonia, gavetas mortuárias, Proager, calçamento em parceria, entre outros. No entanto, é necessário que esses débitos tenham sido contraídos até a data de 31 de dezembro de 2016. O diferencial este ano, com relação às edições passadas, é a incidência de desconto também sobre a multa, o que não ocorreu em 2015, quando o benefício era calculado somente sobre os juros de mora.
No caso de pessoas que já possuam parcelamento ou reparcelamento de tributos, a quitação à vista com desconto se dará somente sobre o saldo remanescente. Valores pagos ou lançados não estarão sujeitos a nenhum tipo de recálculo ou revisão. Já débitos tributários, objeto de execução fiscal na qual tenham sido efetuados depósitos judiciais, ou com valores bloqueados, não serão contemplados pelo programa.
O que devo fazer?
Para aderir ao Programa Regularize Cidadão 2015, é necessário comparecer pessoalmente na Secretaria Municipal de Fazenda, na Rua Borges de Medeiros, nº 650. A sugestão é que as pessoas não deixem para a última hora, a fim de evitar filas e demora no atendimento. Melhor ainda é fazer o agendamento pelos telefones (51) 3713 8143 e (51) 3713 8193.
Para mais informações, clique aqui.
Notícias relacionadas

Parque Regional do Imigrante poderá ser gerido por fundação
Immigrantenpark será implantado na Granja Municipal

Curso de Geografia da Unisc é excelência em avaliação do MEC
Criado em 1968, o Curso já graduou mais de 400 profissionais

Feirão de Empregos disponibiliza mais de 200 vagas em Santa Cruz
Evento ocorre no Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest até as 16h

As pérolas são feridas curadas.
Infelizmente são poucas as pessoas que se interessam por este tipo de movimento. A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, deixando feridas abertas, alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e, portanto, não permitindo que cicatrizem.