Ação tem o objetivo de ampliar a cobertura de vacinação e desenvolver ações de multivacinação direcionadas aos grupos de risco
O Poder Legislativo de Candelária abriu espaço na tribuna, para que as enfermeiras Nerizane Fornari, Coordenadora do Centro Municipal de Imunização, e Jaqueline Sganzerla, Coordenadora da Unidade Móvel e da UBS Pinheiro falassem sobre o novo projeto de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, o Vacina Candelária de 2023.
O projeto é uma ação intersetorial, com o objetivo de ampliar a cobertura de vacinação e desenvolver ações de multivacinação direcionadas aos grupos de risco (pessoas com comorbidades, crianças, idosos e gestantes), aos profissionais da área da saúde e levando em consideração a população tanto a área urbana quanto rural do município, especialmente áreas de difícil acesso.
Conforme as profissionais da saúde, a cidade está com baixos níveis de cobertura vacinal. “Pensando nos benefícios que uma população vacinada traz para o município e apesar da complexidade do processo de vacinação, ainda é a medida de saúde pública mais barata e eficiente, porque uma cidade que possui boa cobertura vacinal, pode gastar menos e gastar melhor os recursos públicos em saúde”, acrescentou Jaqueline.
Atualmente as vacinas são ofertadas no Centro Municipal de Vacinação e em todas as estratégias de saúde da família, incluindo na localidade de Pinheiro e Unidade Móvel. Nerizane destaca que o intuito é levar as vacinas para perto da população. “Desenvolvemos esse projeto, principalmente visando a maior acessibilidade da população rural, devido a dificuldade com transporte e deslocamento nas localidades de difícil acesso. A premissa é, vacinas para todos, com mais acessibilidade”, ressaltou.
As enfermeiras deixaram o convite aos vereadores e vereadoras, para fazerem uma parceria, enquanto representantes da comunidade, seja na divulgação da iniciativa ou na percepção de onde estão as localidades que necessitam ser visitadas e vacinadas, ou mesmo, apurando as necessidades e como melhor atende-las.
As vacinas disponíveis na ação são: influenza, gripe, tétano, hepatite e febre amarela.
Os pontos de vacinação na área urbana estão localizados nos bairros Marilene, Ewaldo Prass, Rincão Comprido e no Centro Municipal de Vacinação (Centro). Na zona rural, na localidade do Pinheiro. A Unidade Móvel já vem prestando atendimento semanal nas localidades de Linha do Rio, Vila Botucaraí, Linha Palmital, Vila Passa Sete e Vila União.
No dia 15 de abril será realizada a ação nas localidades não atendidas pela unidade móvel, iniciando pela Vila Botucaraizinho, Arroio Grande, Arroio Lindo, Alto da Légua, Travessão Schoenfeldt, Linha Brasil e Picada Roos.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal