Política

Câmara abre espaço para profissionais da saúde falarem do importante projeto

Publicado em: 18 de março de 2023 às 06:29 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 16:17
  • Por
    Rafael Henrique da Cunha
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Maieve Soares/Divulgação/Prefeitura de Candelária
    compartilhe essa matéria

    Ação tem o objetivo de ampliar a cobertura de vacinação e desenvolver ações de multivacinação direcionadas aos grupos de risco

    O Poder Legislativo de Candelária abriu espaço na tribuna, para que as enfermeiras Nerizane Fornari, Coordenadora do Centro Municipal de Imunização, e Jaqueline Sganzerla, Coordenadora da Unidade Móvel e da UBS Pinheiro falassem sobre o novo projeto de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, o Vacina Candelária de 2023.

    O projeto é uma ação intersetorial, com o objetivo de ampliar a cobertura de vacinação e desenvolver ações de multivacinação direcionadas aos grupos de risco (pessoas com comorbidades, crianças, idosos e gestantes), aos profissionais da área da saúde e levando em consideração a população tanto a área urbana quanto rural do município, especialmente áreas de difícil acesso.

    Conforme as profissionais da saúde, a cidade está com baixos níveis de cobertura vacinal. “Pensando nos benefícios que uma população vacinada traz para o município e apesar da complexidade do processo de vacinação, ainda é a medida de saúde pública mais barata e eficiente, porque uma cidade que possui boa cobertura vacinal, pode gastar menos e gastar melhor os recursos públicos em saúde”, acrescentou Jaqueline.

    Atualmente as vacinas são ofertadas no Centro Municipal de Vacinação e em todas as estratégias de saúde da família, incluindo na localidade de Pinheiro e Unidade Móvel. Nerizane destaca que o intuito é levar as vacinas para perto da população. “Desenvolvemos esse projeto, principalmente visando a maior acessibilidade da população rural, devido a dificuldade com transporte e deslocamento nas localidades de difícil acesso. A premissa é, vacinas para todos, com mais acessibilidade”, ressaltou.

    As enfermeiras deixaram o convite aos vereadores e vereadoras, para fazerem uma parceria, enquanto representantes da comunidade, seja na divulgação da iniciativa ou na percepção de onde estão as localidades que necessitam ser visitadas e vacinadas, ou mesmo, apurando as necessidades e como melhor atende-las.

    As vacinas disponíveis na ação são: influenza, gripe, tétano, hepatite e febre amarela.

    Os pontos de vacinação na área urbana estão localizados nos bairros Marilene, Ewaldo Prass, Rincão Comprido e no Centro Municipal de Vacinação (Centro). Na zona rural, na localidade do Pinheiro. A Unidade Móvel já vem prestando atendimento semanal nas localidades de Linha do Rio, Vila Botucaraí, Linha Palmital, Vila Passa Sete e Vila União.

    No dia 15 de abril será realizada a ação nas localidades não atendidas pela unidade móvel, iniciando pela Vila Botucaraizinho, Arroio Grande, Arroio Lindo, Alto da Légua, Travessão Schoenfeldt, Linha Brasil e Picada Roos.