Polícia

Eduardo Leite pede abertura de sindicância para investigar conduta de PMs em prisão na capital

Publicado em: 18 de fevereiro de 2024 às 07:34 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 14:59
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Reprodução/Redes Sociais
    compartilhe essa matéria

    Nas redes sociais há clamor para que o episódio seja investigado por racismo

    Por determinação do governador Eduardo Leite, a Corregedoria da Brigada Militar abriu uma sindicância para apurar as circunstâncias da abordagem de policiais do 9° Batalhão da Brigada Militar em ocorrência no Bairro Rio Branco, em Porto Alegre, na manhã desse sábado (17), em que dois homens foram conduzidos à 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.

    Após realizarem depoimentos e perícias, ambos foram liberados. A Polícia Civil registrou dois boletins de ocorrência – um por lesão corporal e outro por abuso de autoridade – e investigará os casos por meio de novos depoimentos de testemunhas e análise das imagens.

    O caso

    Uma discussão entre dois homens, no Bairro Rio Branco, viralizou nas redes nesse sábado (17) porque um homem agredido com faca chamou a polícia e acabou detido. Ele é o motoboy Everton Henrique Goandete da Silva, 40 anos, que é negro e foi atingido levemente, com a arma branca, por um homem branco, grisalho, com quem teve uma discussão. Nas redes sociais há clamor para que o episódio seja investigado por racismo.

    Chamados para intervir, policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar detiveram em flagrante Everton por desacato à autoridade, porque consideraram que ele estava agressivo. O homem que portava a faca também foi detido em flagrante. Após serem levados para o plantão de uma delegacia da Polícia Civil, ambos acabaram liberados, para responder pelos delitos em liberdade