Arauto Saúde

Arauto Saúde

Arauto Saúde: tratamentos estéticos aliados a saúde e a segurança

Publicado em: 18 de fevereiro de 2022 às 10:08 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 09:55
Foto: divulgação
compartilhe essa matéria

Entre as dicas, a biomédica Açucena Martins explica porque é importante procurar clínicas e profissionais habilitados

Os tratamentos estéticos têm ganhado popularidade com o passar dos anos, ajudando a corrigir ou minimizar imperfeições ou problemas faciais e no corpo. Contudo, ao apostar nestes cuidados é preciso atentar para questões como procurar clínicas e profissionais habilitados, conforme alerta a biomédica Açucena Martins ,em entrevista ao Arauto Saúde desta semana. 

Antes de iniciar qualquer tratameto estético, Açucena observa que os profissionais precisam realizar a anamnese, ou seja, uma entrevista com o paciente a fim de identificar o procedimento adequado para cada situação. “São feitas diversas perguntas à pessoa para que possa ser escolhido o procedimento mais adequado, levando em conta problemas de saúde que ela possa ter. Se necessário, são solicitados exames médicos para melhor avaliação”, explica, ao frisar que primeiro leva-se em conta a saúde do paciente e, depois, a estética.

Entre os procedimentos estéticos faciais, a profissional afirma que as opções são diversas. Tem bioestimulador de colágeno, fios de PDO para sustentação, fios lisos para tratamentos das linhas da pele e o botox, que é o mais conhecido, utilizado para minizar as linhas de expressão, entre outros. Na hora de optar por um desses ou outros procedimentos, Açucena alerta que o mais importante é ficar atento se a clínica e o profissional escolhidos têm habilitação para executá-los. “Na recepção das clínicas o paciente já encontra o documento de habilitação exposto. Também é importante que ele pergunte se o profissional está habilitado. Nas minhas consultas, por exemplo, costumo falar sobre as minhas habilitações, o que estou apta a realizar, para passar essa segurança”, revela.

Como dica, ela cita que também é possível pesquisar na internet informações sobre os profissionais e até mesmo sobre os produtos que ele irá aplicar. “Esses produtos precisam estar autorizados pela Anvisa  [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Durante o procedimento gosto de mostrar ao paciente o produto lacrado, que vem com um selo”, salienta. 

Outra observação importante, frisa a biomédica, diz respeito ao tempo que cada procedimento leva para ter o efeito esperado. “A gente envelhece todos os dias, por fatores diversos como alimentação e exposição solar, então os efeitos de um tratamento não aparecem de um dia para o outro, é preciso respeitar seu tempo, conciliando sempre com a saúde e o bem-estar do paciente”, arremata.