Secretaria da Cultura apresentou, nesta terça-feira, relatório com ações realizadas entre 2021 e 2024
A Secretaria da Cultura de Santa Cruz do Sul realizou, na manhã desta terça-feira (17), uma audiência para apresentar os dados referentes a ações e repasses financeiros feitos para projetos e agentes culturais do município. Os dados reúnem informações do período da gestão da prefeitura Helena Hermany, de 2021 a 2024.
O evento contou com show cultural do cantor Bako Lopes e uma fala da vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Magui Kampf. A divulgação do relatório foi feito pela secretária de Cultura, Roberta Corrêa Pereira, e pelos servidores da pasta.
Entre as ações apresentadas, está a criação do Cadastro de Entes e Agentes Culturais, que atualmente conta com 737 cadastros. Ainda conforme a secretária, entre 2021 e 2024 a Secretaria de Cultura realizou repasse de R$ 2.695.929,00 a 406 projetos culturais de Santa Cruz.
Outros pontos apresentados pelo grupo foi a realização de oficinas que beneficiaram gratuitamente 1.337 participantes. Além disso, os eventos promovidos pela pasta ou apoiados pela Secretaria impactaram um público de 2,5 milhões de pessoas.
Para a secretária Roberta Pereira, a apresentações dos dados, indicadores e investimentos feitos na área cultural mostra não apenas o trabalho realizado pela Secretaria de Cultura, mas, também, todo o foco dado para o tema pela Administração Municipal.
“Não falamos apenas dos eventos, a gente falou de sistematização de ações, ações de formação de público, de plateia, de qualificação, de todos esses entes que se envolvem nessa grande cadeia produtiva da cultura. Porque a cadeia produtiva da cultura tem trabalhadores, ela gera emprego, ela gera renda, ela paga impostos e ela é extremamente importante para o desenvolvimento do nosso município”, salienta.
Conforme a secretária, Santa Cruz teve um avanço em diversos aspectos da área cultural, especialmente na qualificação do trabalho e na atenção dada aos produtores. “Eu acho que elas foram inúmeras, principalmente de ouvir, de conseguir dar o apoio, pelo menos pequeno que seja, mas a todos que vieram pedir algum tipo de apoio. Eu disse, a secretaria e o trabalho feito na Secretaria de Cultura são de muitas mãos, de muitos que nos antecederam. Então, a gente tem muita gratidão.”
Alguns processos licitatórios, abertos pela atual gestão, estão ocorrendo e deverão ser realizados em 2025, como a reforma e restauros de prédios do município.
Notícias relacionadas
Anjos Colchões & Sofás está sob nova administração em Santa Cruz
O empreendimento está localizado na Rua 28 de Setembro, número 161, loja 5, no Centro
Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira
Período vai até sexta-feira desta semana
Construção do Parque do Imigrante deve contar com parceria público-privada
Amorlisc já recebeu os projetos arquitetônicos e de engenharia necessários para iniciar as obras
Rádio Revista – Failon Ezequiel Moraes, Novo Coordenador da Diversidade
Coordenadoria da Diversidade de Santa Cruz do Sul.