Local completou 13 anos de atuação no dia 12 de dezembro
O Espaço Venâncio Empreendedor se consolidou como um ponto de apoio ao empreendedor venâncio-airense, sendo referência para aqueles que buscam abrir, regularizar e expandir seus negócios no município.
De janeiro a novembro deste ano, o local registrou 47.567 atendimentos, um aumento de 11,5% em comparação ao mesmo período no ano passado. Já a sala do empreendedor, somado ao Posto de Atendimento Virtual, que fica junto à sala, somou neste mesmo período, 11.091 atendimentos – 2041 atendimentos a mais em relação ao ano anterior.
“Esses dados refletem a crescente confiança da população nos serviços oferecidos pelo espaço, demonstrando que é um ponto de apoio indispensável para empreendedores e cidadãos da cidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann.
Em relação a Sala do Empreendedor, o aumento nos atendimentos abrangem uma diversidade de serviços, com destaque para a busca por informações gerais sobre processos e serviços, que corresponde a 19,6% do total de atendimentos, e a emissão de guias e documentos, com 18,9%. Outros serviços recorrentes incluem a abertura e regularização de empresas, com 6% e 5,7%, respectivamente.
A Sala também tem sido fundamental para a consulta e regularização de pendências fiscais e questões cadastrais, com um total de 6,6% e 7,8% de atendimentos relacionados a esses temas. Para a coordenadora da Sala do Empreendedor, Liliane Wagner, esses números evidenciam a importância do espaço para o fomento ao empreendedorismo e a resolução de questões burocráticas que impactam diretamente os pequenos e médios empresários.
Outro dado importante é o desempenho do Posto de Atendimento Virtual (PAV), que tem se mostrado essencial para os munícipes. Desde a assinatura da parceria entre a Prefeitura e a Receita Federal em 2023, o PAV atendeu quase 3 mil cidadãos, proporcionando serviços como consulta de pendências fiscais e regularização de CPF, o que tem evitado que os cidadãos precisem se deslocar para outras cidades em busca desses atendimentos.
A servidora concursada Carolini Schlosser, responsável pelo PAV no município, destaca a importância de manter esses serviços à disposição da população local. “Antes, os munícipes precisavam viajar para outros municípios para resolver questões simples, como consultar a situação fiscal ou regularizar o CPF. Agora, eles podem fazer tudo isso aqui, de forma rápida e sem precisar se deslocar para longe. Esse é um benefício imenso para a comunidade”, destaca Carolini.
No dia 12 de dezembro, a Sala do Empreendedor de Venâncio Aires celebrou 13 anos de existência. O secretário Marcos Hüttmann destaca a relevância da Sala para o crescimento do município. “O incentivo ao empreendedorismo é um fator chave para o desenvolvimento de nossa cidade. A Sala do Empreendedor tem se consolidado como um hub de soluções para aqueles que buscam abrir, regularizar ou expandir seus negócios, sendo um suporte fundamental para o crescimento econômico de Venâncio Aires. Temos orgulho de sermos a única sala com o selo Diamante do Sebrae entre todos os 59 municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo”, afirma.
Notícias relacionadas
Anjos Colchões & Sofás está sob nova administração em Santa Cruz
O empreendimento está localizado na Rua 28 de Setembro, número 161, loja 5, no Centro
Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira
Período vai até sexta-feira desta semana
Construção do Parque do Imigrante deve contar com parceria público-privada
Amorlisc já recebeu os projetos arquitetônicos e de engenharia necessários para iniciar as obras
Rádio Revista – Failon Ezequiel Moraes, Novo Coordenador da Diversidade
Coordenadoria da Diversidade de Santa Cruz do Sul.