Produtor audiovisual Beto Picasso foi o responsável por coordenar a caminhada da prefeita eleita
“Chegou a vez dela!” foi uma das frases mais marcantes das eleições municipais de 2020 em Santa Cruz do Sul. Parte do jingle de campanha da então candidata Helena Hermany, a expressão foi usada na letra da música e foi a responsável por transmitir a trajetória de vida e política da progressista, eleita na noite do último domingo (15).
De acordo com o produtor audiovisual e coordenador da campanha de Helena, Beto Picasso, a produção do jingle, bem como a estratégia usada na construção da letra, com características pessoais e trajetória social da candidata, ficou a cargo da empresa Critério de Porto Alegre. “Acredito que eles foram muito acertivos nisso, porque a Dona Helena é do povo, cuidou muito das pessoas e esse momento de pandemia ajudou, para mostrar que o que ela faz há 30 anos nessa cidade. Santa Cruz precisava de uma gestora desse perfil, muito pensando no social e sem descuidar do desenvolvimento econômico. Isso casou muito no jingle, onde queríamos passar um sentimento bom, de esperança e felicidade", conta.
Para Helena, o sentimento foi de emoção após ouvir o jingle de campanha pela primeira vez. “Quando eu vi aquela construção, senti que aquele jingle que realmente mostrava uma verdade, a minha história, muito do que eu penso e o que sinto. E eu sempre dizia para tocar o jingle bastante, porque ele realmente mostra o que é e o que eu vou continuar sendo”, afirma.
Além de um jingle muito bem elaborado, outro ponto que chamou atenção durante a campanha foi a postura de Helena nos programas, debates e entrevistas. Conforme Beto, apesar de prever que poderiam vir alguns ataques pelas mídias sociais, o perfil, tanto de quem conduzia a caminhada, quanto de quem a liderava, não era de realizar um trabalho sem discussões e propositivo. "Talvez eu não saiba fazer campanha atacando e eu também não acredito que o eleitor goste disso. Definimos que, no momento em que fossemos atacados, continuaríamos propondo e sugerindo porque aí pautamos a eleição. Quando a pessoa ataca ou responde, perde o tempo para deixar de informar o leitor", avalia.
Em relação aos bastidores dos 45 dias de campanha, Beto conta que foi um período muito tranquilo e que o foco, era sempre manter Helena feliz, confortável e segura. “No início, ela tinha uma preocupação com a idade e a família. Mas isso são coisas que a gente não consegue mudar e, felizmente, a Helena chega com 72 anos tentando ser prefeita, com uma vida sem apontamentos, sem nenhuma mácula e com uma família de pessoas fortes, que é tudo para ela. E isso é ótimo, ter uma família que apoia e faz política com honestidade. Por isso é muito bom trabalhar com pessoas assim”, considera.
Histórico de campanhas de Beto Picasso:
- 2020 – Prefeitura de Santa Cruz do Sul Helena Hermany – Marketing e Direção Geral
- 2016 – Prefeitura de Santa Cruz do Sul Telmo Kirst – Marketing e Direção Geral
- 2012 – Prefeitura de Caxias do Sul Assis Melo – Direção Geral
- 2008 – Prefeitura de Porto Alegre José Fogaça – Direção de Produção
- 2006 – Governo do Estado Yeda Criusius – Produção
- 2002 – Governo do Estado Antônio Brito – Produção
Notícias relacionadas

Legislativo de Santa Cruz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Entre os objetivos está a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão

Câmara aprova flexibilização para permanência de animais em locais públicos e privados
Substitutivo proposto pelo Vereador Eduardo Wartchow foi votado ontem pelos vereadores

Vereador denuncia problemas na obra do Centro de Eventos de Santa Cruz
Local receberá, em breve, edições da Construarte e Festa das Cucas

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
Ícone da esquerda, ele enfrentava um câncer de esôfago