O evento contou com a participação de 143 educadores
Ao investir, apoiar e incentivar práticas de educação cooperativa nas escolas, com o intuito de promover atitudes e valores de cooperação e cidadania, o Programa A União Faz a Vida (PUFV) oferece formação continuada aos educadores. Na abrangência da Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo, a iniciativa conta com 345 professores que, além das atividades junto aos alunos, se envolvem em seminários, palestras e os mais diferentes eventos. A exemplo disso, no último sábado, 11, ocorreu a 1ª Roda de Conversa sobre Educação Infantil, no Laboratório de Inovação Social da Mercur. “O programa se desenvolve como uma proposta prática de contribuir, de forma constante, com o desenvolvimento da educação, através de amplas parcerias, como a ferramenta mais eficaz para transformar o mundo em que vivemos”, frisou o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry.
O evento contou com a participação de 143 educadores dos municípios de Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale Verde, Rio Pardo e General Câmara. Conforme o gerente de Relacionamento da Sicredi VRP, Marco Antonio da Rocha, o objetivo era integrar os professores da educação infantil e das turmas de pré-escola pertencentes à rede de colaboração do programa no Vale do Rio Pardo. “Em parceria com a rede de compromisso do PUFV realizamos atividades que vão ao encontro da proposta do programa. É o momento de compartilhar conhecimentos e experiências, com muita reflexão e aprendizado”, destacou.
Na programação da roda de conversa destaque para a participação das mediadoras Narjara Telöken Kipper e Beatran Hinterholz que, respectivamente, falaram sobre a iniciação ao método Montessori e educação infantil – encontro no brincar. Além disso, no evento teve contação de histórias, almoço de confraternização e apresentação do Projeto Diversidade na Rua, que trata de inclusão e acessibilidade. O projeto é uma iniciativa da Mercur, indústria do setor da educação, saúde e revestimentos, que, como parceira do programa, disponibilizou o Laboratório de Inovação Social, um espaço para descobertas e interações entre a empresa e a comunidade, com atividades de aprendizagem e criação.
Atualmente, além dos professores, o PUFV conta com a participação de sete municípios e 31 escolas, são 3.373 crianças beneficiadas e um total de 4.987 pessoas envolvidas. A metodologia é baseada em atividades em salas de aula e na comunidade, com a realização de projetos orientados pelos professores, que contam com auxílio de assessores pedagógicos. “É uma forma de aprender de maneira divertida, criativa e interessante. O programa contribui para a formação integral de crianças e adolescentes, com foco no comprometimento com os valores importantes para a formação de cada cidadão”, ressaltou a coordenadora do programa na Sicredi Vale do Rio Pardo, Fabiana Bartholomay.
Notícias relacionadas
TCE-RS apura suposto sobrepreço na compra de telas interativas em Santa Cruz
Santa Cruz do Sul está entre os sete municípios gaúchos sendo investigados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) por possíveis irregularidades na compra de telas interativas da empresa Smart Tecnologia em Comunicações, de Lajeado. A investigação do TCE-RS apura…
Investimento em hemodiálise na Região Carbonífera vai reduzir deslocamento de pacientes para Santa Cruz
Convênio assinado com o Governo do Estado permitirá adequação do serviço no Hospital Regional de São Jerônimo
Rádio Revista – Jacson Franco, Presidente do CMC, e Magui Kampf, Vice-Presidente do CMC
Atividades do Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Santa Cruz do Sul. Uma avaliação das ações em 2024 e os objetivos para 2025 da classe trabalhadora da cultura, quais as ações pretendem realizar.
Rádio Revista – Ana Carolina dos Santos Ramos, Integrante da Equipe Kabonghi
Kabonghi completa 35 anos com evento. Jantar baile de 35 anos de muitas histórias terá como atração a banda magia musical na Comunidade Católica de Vera Cruz. O evento acontece em 15 de fevereiro às 20 horas. No cardápio terá…