SANTA CRUZ

Corsan utiliza tecnologia de ultrassom para melhorar a qualidade da água no Lago Dourado

Publicado em: 17 de outubro de 2024 às 10:22
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • CORSAN IMPORTOU ULTRASSOM DOS ESTADOS UNIDOS | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa visa reduzir proliferação de algas e melhorar o abastecimento de água para a população. Equipamento veio dos EUA

    A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) implementou nesta quinta-feira (17), uma tecnologia inovadora no Lago Dourado, em Santa Cruz do Sul, com o objetivo de melhorar a qualidade da água captada para abastecimento público. Um equipamento de ultrassom, importado dos Estados Unidos, foi instalado no local para combater a proliferação de algas, problema comum durante os meses de verão, quando o aumento das temperaturas e a redução das chuvas favorecem o crescimento desses organismos.

    Por meio de emissões de ondas ultrassônicas, os dispositivos permanecerão flutuando no lago, inibindo o desenvolvimento de algas que podem comprometer significativamente a qualidade da água. O acúmulo desses microrganismos resulta em alteração de sabor e odor, além de demandar tratamentos mais intensivos, com uso de produtos químicos, para garantir a potabilidade. A utilização do ultrassom também contribuirá para a redução da turbidez, outro fator que afeta a qualidade da água distribuída à população.

    A Corsan está investindo nesta tecnologia moderna para melhorar a eficiência do tratamento de água e assegurar ainda mais qualidade no abastecimento. Essa é uma medida preventiva e sustentável que vai beneficiar diretamente os moradores de Santa Cruz do Sul”, afirma João Corim, gestor de relações institucionais da Regional Centro da Corsan.

    Durante esta semana, técnicos da Corsan receberam treinamento especializado da Water IQ, empresa responsável pela fabricação do equipamento, para garantir o correto funcionamento do sistema e realizar as análises necessárias após a sua ativação. A previsão é que os primeiros resultados positivos sejam percebidos em cerca de quatro semanas. O sistema de ultrassom permanecerá ativo até abril, período em que há uma redução natural na proliferação de algas.

    Essa ação reflete o compromisso da Corsan em oferecer água de qualidade e utilizar soluções tecnológicas avançadas para enfrentar os desafios ambientais, garantindo a saúde e o bem-estar da população.

    Leia também