Política

Décio Minatto e Xalingo recebem homenagem na Câmara de Vereadores

Publicado em: 17 de outubro de 2022 às 20:30 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 10:57
  • Por
    Rafael Henrique da Cunha
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/Divulgação/Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul
    compartilhe essa matéria

    Sessão solene ocorreu após a reunião ordinária nesta segunda-feira

    A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene para a entrega do título de Cidadão Santa-cruzense a Décio Fioravante Minatto e homenagem à empresa Xalingo Brinquedos, pela passagem dos seus 75 anos. A proposição foi do vereador Bruno César Faller (PDT).

    Décio Fioravante Minatto foi representado pelo neto Rodrigo Ebert Harsteln. Minatto é de origem Italiana, possuindo a cidadania Italiana, passaporte Italiano e credenciais italianas. Com 12 anos de idade, após o falecimento de sua mãe, mudou-se para Porto Alegre, para residir com o irmão Arnaldo Minatto, o qual à época possuía uma empresa de ônibus, na qual Décio iniciou sua carreira profissional.

    Permaneceu atuando com o irmão até completar 17 anos, momento em que ingressou em sociedade no Motel Clube Minas Gerais, vindo a estabelecer-se em Caxias do Sul. Em 1972, aos 26 anos de idade, veio conhecer a cidade de Santa Cruz do Sul, e hospedou-se no Hotel Charrua. Em determinado domingo, ao sentar-se junto à sacada do apartamento, observou a circulação recorrente de uma senhora com seus filhos, na Rua Marechal Floriano. A situação perdurou nos dias seguintes, até que ambos decidiram conversar e se conhecer melhor. Eis que a senhora, com a qual havia se deparado, era Norma Laura Baumhardt, viúva e sócia da empresa Xalingo S/A Industria e Comércio.

    Em 1972, casaram-se e a cerimônia ocorreu na residência de Norma. Após, rumaram para Florianópolis, para um período de núpcias. No retorno, Décio foi convidado por Norma para atuar na empresa, que havia sido fundada em 1947, e que possuía à época cerca de 50 empregados.

    Ao ingressar na Xalingo, Décio permaneceu de 1973 a 1988, dedicando-se à aquisição de conhecimentos gerais sobre temas relacionados à gestão empresarial (operação, marketing, gestão, finanças, entre outros) para apoiar Norma no desenvolvimento da empresa. Prometeu à Norma que a mesma se surpreenderia com a evolução da Xalingo, e que a empresa chegaria a 400 empregados. No ano de 1985, a promessa concretizou-se: Xalingo chegou a um quadro de 400 empregados.  Décio tornou-se diretor-presidente.

    Sonho

    Décio questionou qual era o maior sonho da esposa Norma. A mesma o replicou que seu sonho era conhecer a Rainha Elizabeth II. Nesse momento, Décio não mediu esforços para conseguir realizar o sonho da sua amada esposa, a qual chamava de “Liebe”. Em determinada viagem à Europa, rumaram à Escócia, onde situava-se o palácio de verão da Rainha. O sonhado encontro aconteceu. Décio havia planejado, sem o conhecimento de Norma, o encontro, tornando-o ainda mais emocionante. Ao se encontrarem, Norma e a Rainha Elizabeth II abraçaram-se, em um momento de identificação pessoal. A rainha convidou Norma para tomar o chá das cinco junto dela, e não o suficiente, a convidou a passar a noite no castelo.

    Décio e Norma viajaram juntos por 120 países. Eram amigos, parceiros, confidentes. O amor e o respeito permearam a relação que durou por cerca de 40 anos.  Em 2012, Décio sofreu um envenenamento, tendo que afastar-se das atividades laborativas junto à Xalingo S/A Indústria e Comércio. Nesse mesmo ano, Norma veio a falecer, passando Décio a ser o sócio majoritário da empresa. O afastamento do diretor-presidente gerou e ainda tem gerado muita saudade nos empregados da empresa, que o admiravam por ser um exemplar ser humano. Décio sempre teve o senso humanitário muito expressivo, sendo admirador de todos os filósofos, desde Platão.

    Em 2020, após um período de preparação sucessória, Décio sucedeu a presidência a Rodrigo Ebert Harsteln, seu neto, que é filho de Tânia Ebert Harsteln, filha de Norma. Décio sempre teve uma vida regrada, sem vícios. Praticante ativo de esportes e de academia. Buscou diversos conhecimentos relacionados ao ser humano, funções dos órgãos, pleno funcionamento, alimentação saudável, fonte de vitaminas. Proporcionou formação universitária para mais de 50 pessoas e segue contribuindo no desenvolvimento de jovens de sua cadeia de relações atual.

    Xalingo

    A história da Xalingo iniciou em 30 de setembro de 1947, há 75 anos, quando os irmãos Xavier e Lindolfo Braunger, juntamente com Erna e Rolf Loewenhaupt e Léo Kreether,fundaram a Xavier e Braunger e Cia Ltda, uma  pequena fábrica de artefatos  de madeira.  

    Em 1959 com a chegada do doutor Ingo Ebert fez com que em 1961 a razão social da empresa alterasse para Xalingo S/A Indústria e Comércio – nome originado a partir dos prenomes dos três sócios, uma homenagem aos fundadores: XAvier, LINdolfo e InGO.

    Inicialmente a empresa dedicava-se a manufatura de madeira. Com o passar dos anos, o negócio foi crescendo e a linha de produtos em madeira ampliada, a empresa passou atrabalhar também com transformação em plástico.

    Nos dias atuais a empresa se posiciona no mercado com três marcas, sendo Xalingo (mercado de lazer e educação), Agriplax (Peças plásticas para o mercado agrícola) e Inomax (mercado de desenvolvimento de Moldes e Matrizes). A empresa conta com três operações, sendo uma operação logística em Barra Velha (SC), uma operação produtiva em Itupeva (SP) e a sua matriz que esta instalada no distrito industrial de Santa Cruz do Sul em uma área construída de 36 mil m2, onde além de ser o escritório central produz umavariada linha de produtos, sendo estes: triciclos, rodados, elétricos, playground, jogos e brinquedos, xadrez, educativos, licenciados, esporte e lazer.

    Esta variedade de produtos é possível por a empresa possuir os três processos distintos de transformação do plástico: injeção, sopro e rotomoldagem, bem como na usinagem de madeira.

    Administrada pela 3ª geração, após a sucessão da administração realizada pelo seu avô (Décio Fioravante Minatto, que atualmente ocupa a presidência da holding do grupo), desde julho de 2020 a empresa é administrada pelo atual presidente Rodrigo Ebert Harsteln e sua irmã Paula Ebert Harsteln e pelos diretores Ednei Aquino (Diretor Administrativo e Financeiro), Franz Semmelmann (Diretor Comercial) e Mauricio Hoffmann (Diretor Industrial).

    Com atuação em o todo território nacional e mercado exterior, a empresa tem como principais valores o respeito às pessoas, inovação e criatividade, pertencimento e proatividade, ética e transparência, além da busca por resultados sustentáveis. Prova da sua seriedade que é licenciada pelas maiores licenciadoras globais (Disney, Mattel, Warner e outras), produzindo os produtos a partir de Santa Cruz do Sul.