Detentos foram removidos de quatro casas prisionais e encaminhados para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas e Canoas
Como mais uma ação de enfrentamento ao crime organizado no RS, a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), por meio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), realizou, nessa sexta-feira (16), operação de transferência de dez líderes de facções, agora dentro do Estado.
Os detentos foram removidos de quatro casas prisionais em Porto Alegre e Charqueadas e encaminhados para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e para a Penitenciária de Canoas (Pecan). São seis integrantes de um grupo que tem base no Vale do Sinos e quatro de outro que tem base na Vila Cruzeiro, na zona sul da capital.
“Aquilo que articulamos no nível nacional também encontra o seu correspondente no nível estadual, dando continuidade à Operação Império da Lei IV (realizada quinta, 15). Estamos promovendo, dentro do sistema gaúcho, a remoção e a transferência de pessoas de reconhecida alta periculosidade, numa atividade concluída com êxito, sem nenhum percalço, em busca do enfrentamento e da redução da criminalidade no Estado, especificamente em Porto Alegre e na Região Metropolitana”, afirmou o secretário da SJSPS, Mauro Hauschild.
Conforme o superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, o conjunto de ações articuladas mostra que é possível arrefecer o poder dessas facções, com soluções dentro do próprio sistema prisional. "A superintendência monitora cotidianamente, juntamente com outras forças de segurança, as movimentações dentro e fora do sistema”, acrescentou.
A operação teve a participação de agentes do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes), do Grupo de Intervenção Rápida da 9ª Região Penitenciária (GIR-9), da Agência Regional de Inteligência Penitenciária (Aripen), além de servidores dos estabelecimentos penitenciários envolvidos, totalizando cerca de 90 policiais penais.
Notícias relacionadas
Motociclista fica ferido em acidente no Bairro Cruzeiro em Venâncio Aires
A colisão aconteceu na tarde desta sexta-feira
Homem mantinha mulher trancada em quarto durante três semanas em Santa Cruz
Vítima, que chegou a ficar sem se alimentar, conseguiu se libertar e recebeu atendimento. Polícia investiga o caso
Homem é preso por tráfico de drogas na ERS-400, em Candelária
Durante a abordagem, suspeito resistiu à prisão e moradores jogaram pedras contra a viatura da Brigada Militar
Ação policial prende dupla suspeita de tráfico em Rio Pardo
Durante patrulhamento, guarnição flagrou tele-entrega de drogas