Geral

Festejos da Semana Farroupilha seguem até dia 20 em Santa Cruz

17 de setembro de 2016
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz
  • Foto: Luis Fernando Bertuol/PMSCS
    compartilhe essa matéria

    No domingo, 18, os festejos integram o CTG Laço Velho, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Cruz do Sul, Piquete Regional da OAB/RS e CTG Tio Ítia

    Diversas atividades movimentam os tradicionalistas até o dia 20, quando acontece o desfile da Semana Farroupilha 2016. A programação deste sábado (17) ficará por conta do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão da Alegria e do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) José Altivo dos Santos do Clube dos Subtenentes e Sargentos de Santa Cruz do Sul.

    No domingo, 18, os festejos integram o CTG Laço Velho, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Cruz do Sul, Piquete Regional da OAB/RS e CTG Tio Ítia. A programação acontece no CTG Tio Ítia e envolve a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vidal de Negreiros, Projeto Piazito com a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Santo Antônio e Escola de Educação Especial Interativa – Apae de Santa Cruz do Sul.

    A recepção das autoridades e convidados inicia às 8h, seguido do recebimento da chama crioula e hasteamento das bandeiras. Às 10h, recepção às escolas convidadas e atividades culturais, encerrando com almoço de integração. Na parte da tarde, às 14h, atividades artísticas, recreativas e campeiras; 16h, café; 18h, arriamento das bandeiras e às 19h, missa crioula. Encerramento com jantar e baile gaúcho com o Grupo Novos Tropeiros.

    As atividades da próxima segunda, 19, serão organizadas pelo Grupo de Cavaleiros da Integração, Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) Areial Santa Cruz e CTG Gira Mundo.Com recepção as autoridades e convidados, às 7h30min, na sede do Grupo de Cavaleiros da Integração junto ao Parque de Eventos.

    A chegada da chama crioula ocorre às 8h e, em seguida, o hasteamento das bandeiras; café campeiro para as autoridades e convidados; missa crioula; palestra cultural e atividades campeiras de tiro de laço na pista de rodeio do Parque. Ao meio-dia acontece o almoço e na parte da tarde atividades com o Projeto Piazito; passeios a cavalo e de carroça além de palestra com Paulo Machado com o tema cavalgadas. Ao final do dia, ocorre o arriamento das bandeiras, tertúlia e jantar baile animado pelo Grupo Estilo Campeiro.

    Vídeos curtos