Mesmo se houver prisão ou detenção em flagrante, o candidato deve ser levado imediatamente a um juiz
A partir de hoje (17), nenhum candidato às eleições municipais marcadas para 2 de outubro pode ser detido ou preso, a não ser que seja pego em flagrante cometendo crime. A medida de proteção é garantida pelo Código Eleitoral e serve para que autoridades policiais ou judiciais não possam cometer eventuais abusos na tentativa de interferir nas disputas pelo voto.
Entre os casos que podem permitir a prisão em flagrante estão incluídos os crimes eleitorais, como a compra de votos. Mesmo se houver prisão ou detenção em flagrante, o candidato deve ser levado imediatamente a um juiz, para que o magistrado avalie no mesmo momento a legalidade do ato.
Apesar da proteção, não é incomum que candidatos sejam presos mesmo durante este período especial de proteção, que começa a vigorar 15 dias antes de as urnas serem abertas. Nas eleições de 2014, por exemplo, 80 candidatos foram presos somente no domingo de votação, a maior parte pela prática de boca de urna ou transporte irregular de eleitores até a seção eleitoral.
Notícias relacionadas

Horóscopo: Haverá uma oscilação entre estar centrado e pratico com estar sonhador e desfocado
Também será necessário se concentrar nas tarefas tangíveis, sem se sobrecarregar ou se deixar levar pela ansiedade

Secretário confirma inclusão de estacionamento subterrâneo no orçamento municipal
Prevista no plano de governo de Sérgio Moraes, obra será incorporada no Plano Plurianual

ARAUTO REPÓRTER UNISC 12 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Inicia obra de revitalização de mais uma quadra do Calçadão da Floriano. ➡️ Governo estuda injetar recursos para reduzir impacto do reajuste do pedágio da RSC-287. ➡️ CDL Jovem abre inscrições para…

Assunto Nosso – Roberta Pereira, Diretora Executiva da ACI Santa Cruz
O programa Assunto Nosso dessa edição recebeu a Diretora Executiva da ACI Santa Cruz, Roberta Pereira, que falou sobre o evento ‘’Tá na Hora’’.