Há um dado positivo no reaquecimento da comercialização de veículos nos primeiros meses de 2017
As vendas do comércio varejista gaúcho registraram em abril um crescimento de 8,86% na comparação com o mesmo período de 2016. O número leva em conta o chamado varejo ampliado que inclui os segmentos de veículos e material de construção. A avaliação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) é de que há um dado positivo no reaquecimento da comercialização de veículos nos primeiros meses de 2017.
"Este dado revela a preferência dos consumidores pela aquisição de bens duráveis a partir de ganhos extras. Observamos que a compra de automóveis cresceu 5,3% na comparação de abril deste ano com o mesmo mês de 2016. Artigos de vestuário e calçados tiveram incremento de 28% e de informática e comunicação um avanço de 8,95%. Isto mostra que muito do dinheiro sacado das contas inativas do FGTS foi direcionado para o consumo", explica o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Apesar dos números favoráveis, Vitor Augusto Koch lembra que o atual quadro de instabilidade política do país continua gerando incertezas econômicas que abalam a intenção de consumo dos brasileiros. Mesmo com o resultado das vendas de abril, o varejo gaúcho encontra-se em um patamar de vendas 8,95% inferior ao que existia em 2012. "O caminho para a efetiva recuperação é longo e necessita ser concretizado a partir de medidas efetivas de redução do peso do Estado sobre a economia. É importante lembrar que os recursos das contas inativas do FGTS deixarão de ter influência positiva sobre as vendas a partir de agosto", completa Koch.
Caso não sejam implementadas medidas macroeconômicas que alavanquem o consumo, a FCDL-RS acredita que nos próximos meses a taxa mensal de expansão das vendas fique na casa dos 3%.
Notícias relacionadas
“Outras prioridades acabam fazendo a manutenção ficar para depois”, avalia administrador do HSSM
Para o próximo ano, casa de saúde venâncio-airense quer revitalizar as fachadas da Tiradentes e da Jacob Becker
Vera Cruz deve inaugurar terceira Emei rural em 2025
Para que os quatro cantos do município tenham escola infantil, próxima localidade na mira é Linha Andréas
Abastecimento de água em seis bairros deve ser restabelecido ao longo da tarde
O fornecimento foi interrompido devido a problemas eletromecânicos na Estação de Bombeamento de Água da Avenida Euclides Nicolau Kliemann
Estufa de tabaco tem queima total em Vale do Sol
A estufa convencional teve queima total e foram perdidas 650 varas de tabaco. Sinistro ocorreu na localidade de Faxinal de Dentro