Política

Projeto prevê câmeras de monitoramento em escolas públicas de Santa Cruz

Publicado em: 17 de junho de 2019 às 09:15 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 12:19
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Milena Bender/ Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    De autoria do vereador Alex Knak, iniciativa será colocada em votação nesta segunda

    O projeto que torna obrigatório a instalação de câmeras de monitoramento e segurança em escolas públicas municipais e seu entorno, deve ser votado pelos vereadores de Santa Cruz em sessão na noite desta segunda-feira (17).

    Conforme o vereador Alex Knak (MDB), autor da demanda, o projeto é voltado às pessoas, principalmente à segurança das crianças e adolescentes que estudam na rede pública, visando coibir todo tipo de violência, como já ocorreram à nível nacional e municipal. "Infelizmente, o medo entrou dentro das nossas escolas, está infiltrado na cabeça dos pais, alunos, professores e servidores. Tragédias como a de Susano nos levaram a propor essas medidas que colaboram com a segurança nas escolas e, casos de violência, como os que ocorreram na última semana aqui nas escolas de Santa Cruz, nos mostraram a urgência de colocar essas medidas em prática", afirma.

    Se aprovado pelos vereadores, e sancionado pelo prefeito Telmo Kirst, cada unidade escolar terá que instalar, no mínimo, duas câmeras de segurança que registram permanentemente as suas áreas de acesso e principais instalações internas, considerando o número de alunos e funcionários existentes na unidade escolar, além de características territoriais e dimensões. O equipamento apresentará recurso de gravação de imagens, que serão armazenadas por período estabelecido em regulamentação própria.