Cobertura Especial

Prefeitura de Venâncio Aires e Caciva lançam campanha para fomentar comércio após período de enchente

Publicado em: 17 de maio de 2024 às 15:36
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Ação integra um projeto que deverá ser executado ao longo dos próximos meses no município | Foto: Fernando Fengler/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    A Administração de Venâncio Aires em parceria com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Caciva) do município, lançaram, nesta sexta-feira (17), uma campanha para fomentar o comércio local após o período das enchentes.

    A região baixa e os distritos do interior, entre eles Vila Mariante, foram fortemente atingidos pela enxurrada e por deslizamentos de terra. Além disso, quatro óbitos em decorrência dos eventos climáticos foram registrados no município.

    Leia também: Governo lança Plano Rio Grande para executar projetos de reconstrução do Estado

    Diante do cenário – comum em diversas cidades do Rio Grande do Sul -, a campanha Valoriza Venâncio tem como principal objetivo a recuperação da área econômica. “É um momento que, na verdade, ainda passamos por uma grande dificuldade, não só o município, mas também o Vale do Taquari e o Rio Grande do Sul. Mas entendemos que a partir do momento que grande parte da cidade já começa a retomar as suas atividades normais, um projeto como esse é importante justamente para dar as diretrizes e poder fomentar o desenvolvimento econômico de Venâncio Aires”, explica o prefeito, Jarbas da Rosa.

    O chefe do Executivo salienta que a ação integra um projeto maior, pensando a médio e longo prazo, justamente pelos prejuízos registrados em diferentes pontos do município. “A gente tem várias frentes de trabalho. Vamos pegar nossas dificuldades, que tivemos pelas intempéries do tempo, como os vários deslizamentos na região serrana, com a enchente aqui na parte baixa e também com relação à Vila Mariante, e cada uma na sua área vai trabalhar coordenada junto com as demais.”

    Saiba mais: Presidente Lula sanciona lei que suspende dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos

    Para Rosa, a retomada do desenvolvimento econômico de Venâncio Aires, a exemplo do que ocorrerá em outras cidades do Rio Grande do Sul, ocorrerá de forma lenta. “Essa campanha vem contemplar e poder ter essa dinâmica de rapidez de fazer a roda girar da economia, que também é fundamental na vida das pessoas. É apenas mais um passo de um grande trabalho que será desenvolvido nos próximos meses, e até diria mais, serão anos para que a gente poder restabelecer uma certa normalidade”, reforça.