Medida vale para famílias que participam de algum programa social
Mil e trinta e um santa-cruzenses já estão com o CadÚnico atualizado. O serviço realizado pela Secretaria de Políticas Públicas em Santa Cruz do Sul já atingiu boa parte das famílias cadastradas em programas sociais no município, em pouco mais de um mês da abertura do processo para revisão. O local mais procurado pelas famílias até o momento foi o prédio da Secretaria de Políticas Públicas, com 804 atendimentos. O serviço também é ofertado no Cras Beatriz, que teve 155 atualizações registradas, e no Cras Integrar, com 72 atendimentos realizados.
Em entrevista ao Portal Arauto, o Secretário da pasta, Edemilson Severo, avaliou de forma positiva a procura, que corresponde a 11% do total. "Levamos em conta que o prazo para atualização vai encerrar só em outubro e por isso, em um primeiro mês de serviço, os números são muito positivos", avalia. Severo também destaca o papel da prefeitura em agir com rigor no cumprimento de todas as etapas, que inclui a averiguação e revisão da situação de cada beneficiado. “Nossa intenção é cumprir rigorosamente todas as etapas conforme determina a legislação, pois o objetivo do Município é fazer com que os santa-cruzenses que integram os diversos programas não tenham seus benefícios descontinuados”
Ao todo, 8.841 santa-cruzenses devem procurar os locais destinados para a atualização dos dados, sendo que deste montante, 2.972 pessoas integram o Programa Bolsa Família. A revisão também inclui beneficiados pelos programas de Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção de IPTU, entre outros.
É preciso comprovar a necessidade para manter o direito. Já aqueles que possuem o cadastro, mas não o utilizam, devem atualizar seus dados ou pedir a exclusão.
Como fazer
Para atualização do CadÚnico, o responsável pelo grupo familiar deverá comparecer na Secretaria Municipal de Políticas Públicas (Sepop), no Cras Beatriz ou no Cras Integrar, munido da documentação de todas as pessoas residentes na casa. As famílias que não atenderem ao chamado estarão sujeitas a ter seus benefícios cancelados.
Mesmo após a atualização do cadastro, algumas famílias poderão receber em casa a visita de uma equipe técnica da secretaria para averiguação dos dados. Essas famílias constam em lista enviada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e serão visitadas porque apresentaram inconsistência nas informações prestadas.
Secretaria de Políticas Públicas
Quando: de segunda a quinta-feira, das 7h45min às 11h e das 13h30min às 16h
Cras Beatriz (Bairro Santa Vitória, ao lado da Emef Harmonia)
Quando: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h
Cras Integrar (Bairro Bom Jesus, em frente a Asan)
Quando: quinta-feira, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h
Documentação necessária (de cada integrante da família):
Identidade;
CPF;
Título de eleitor;
Carteira de Trabalho e/ou bloco de produtor para famílias agricultoras;
Comprovante de renda emitido pelo INSS, se beneficiário;
Conta de água ou de luz;
Registro de nascimento de filhos que não possuem identidade e CPF;
Atestado de frequência escolar do último mês (com porcentagem);
Número de telefone para contato.
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