BASQUETE

Ceisc União Corinthians quebra tabu e vence Paulistano no Arnão

Publicado em: 17 de março de 2025 às 22:12
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de imprensa
  • IMG_3188
    compartilhe essa matéria

    Equipe santa-cruzense vence o tradicional time paulista pela primeira vez no NBB

    Em mais uma noite mágica de basquete no Arnão, o Ceisc União Corinthians venceu pela 16ª vez no Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/2025. E de quebra rompeu o tabu de ainda não ter vencido o tradicional Paulistano desde o retorno à elite: 83×78 (20×16;20×27;23×18;20×17). Com o resultado a equipe santa-cruzense segue com a quinta melhor campanha da competição. O próximo compromisso é contra o líder Minas, no sábado, 28 de março, em Belo Horizonte.

    Machuca, Jon, Lanaras, Duane e Barber começaram formando o quinteto inicial. O duelo teve um minuto de silêncio antes da bola subir em homenagem a Artur “Polenta”, ex-jogador e treinador do time de Avaré. Em quadra, Duane foi o cestinha com 19 pontos. Destaque também para Machuca, que fez 16 pontos e deu sete assistências. Pelo adversário o melhor foi Brunão, com 21 pontos e dez rebotes.

    A partida começou com Duane dominando a pontuação para o Ceisc União Corinthians. Em um início marcado por muita intensidade e erros nos arremessos de ambos os lados, The Rock foi quem marcou os sete primeiros pontos da equipe santa-cruzense, que com quatro jogados vencia por 7×4. A partir daí, o pivô Dikembe apareceu e com um domínio dos dois garrafões foi fundamental para manter o UniCo na frente. Com o pivô passando a ser mais marcado, o Ceisc União Corinthians passou a arriscar do perímetro e sem sucesso viu o Paulistano empatar quando faltava 1’35. Mas no fim, uma boa sequência de pontos de Veríssimo fez a diferença: 20×16.

    No segundo quarto o Ceisc União Corinthians seguiu mantendo o bom jogo coletivo. Uma cravada de Jon, seguida de uma enterrada de Dikembe e de um toco na defesa de Pedro Nunes levantaram o torcedor. Assim, os primeiros três minutos foram do UniCo. Na sequência, o Paulistano voltou a colocar muita intensidade em quadra e com maior índice de acerto no ataque encostou no placar quando faltavam pouco mais de três minutos para acabar o quarto. Mas quando os paulistas tentavam a virada, o time de Santa Cruz do Sul retomava a força defensiva e seguiu na frente, em um duelo equilibradíssimo. Porém, nos segundos finais, uma sequência de ataques fez o time visitante conseguir o que queria: 40×43.

    Na volta do intervalo a partida seguiu lá e cá. Muito marcado, o UniCo arriscava do perímetro, mas a bola demorou a cair. Já o Paulistano fazia bom jogo no poste baixo e assim abriu sete de frente com cinco jogados. Aos poucos, o Ceisc União Corinthians voltou a fazer seu jogo no garrafão, mas encontrava um adversário pegando mais rebotes, o que dificultava a reação. O time paulista passou a abusar das faltas a partir dos sete minutos, jogando o UniCo para a linha do lance livre. Nesse momento, a torcida voltou a jogar junto, e com 1’40 restando no cronômetro o Paulistano tinha apenas um de frente. E numa bela cesta de três de Machuca a virada veio aos 50 segundos, incendiando o Arnão. Ao fim do quarto: 63×61.

    O último período começou equilibrado, na tônica do que era o jogo. Duane voltou a aparecer bem no ataque e a bola do perímetro passou a cair. Assim, faltando 6’49, o técnico do Paulistano pediu tempo após o Ceisc União Corinthians abrir quatro de frente. E com Machuca e Duane on fire, o UniCo seguiu castigando os visitantes, abrindo 10 de frente faltando 4’44. A equipe de Santa Cruz do Sul seguiu marcando bem e evitando a pontuação do adversário, que passou a dobrar a marcação no atleta com a bola. Mas a pressão que funcionou foi a que veio das arquibancadas e com ela o Ceisc União Corinthians venceu mais uma: 83×78.