Covid 19

Postos de saúde já podem começar a vacinar idosos a partir de 70 anos com imunizante bivalente

Publicado em: 17 de fevereiro de 2023 às 08:25 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:40
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Governo do Rio Grande do Sul
  • Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES
    compartilhe essa matéria

    Excedente de doses em cada município poderá ser disponibilizado para a população geral dessa faixa etária

    Os municípios gaúchos já podem começar a aplicar em idosos acima de 70 anos a vacina bivalente contra Covid-19 (imunizante que combate variantes mais atuais do coronavírus). A nova etapa da imunização começou na terça (14) para idosos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais. O excedente de doses em cada município poderá ser disponibilizado nos postos de saúde para a população geral dessa faixa etária. Para receber a dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação, composto pelas duas primeiras doses ou dose única com vacinas monovalentes.

    Como a campanha nacional começa oficialmente em 27 de fevereiro e o sistema de informações só poderá ser atualizado a partir dessa data, a recomendação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é que a aplicação da vacina bivalente seja feita, no máximo, em dois postos de saúde por município. “Até o início da campanha nacional, cada município vai precisar realizar um controle próprio das vacinas aplicadas, para depois registrar as informações no sistema do Ministério da Saúde”, esclareceu a diretora do Cevs, Tani Ranieri.

    Até agora, a Secretaria da Saúde já recebeu e distribuiu 257,5 mil doses do imunizante bivalente. A expectativa, de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, é que o Rio Grande do Sul receba um total de 1,2 milhão de doses até 1º de março. Depois disso, segue a entrega periódica de vacinas bivalente, ainda sem cronograma definido.