A Prefeitura de Encruzilhada do Sul está intensificando as ações de prevenção à dengue. Até o momento, o município do Vale do Rio Pardo registrou dois casos suspeitos. Com o intuito de frear o avanço, equipes de saúde e de endemias estão trabalhando em frentes de combate e de conscientização.
Para esse ano, o município adotou a estratégia de aplicação do inseticida BRI (Borrifação Residual Intradomiciliar). “Essa é uma técnica em que aplicamos o produto em uma das paredes da residência e o BRI consegue eliminar qualquer parasita, de mosquito, incluindo o Aedes aegypti (transmissor da dengue), até baratas, aranhas e moscas”, explica o coordenador das Equipes de Combate a Endemias, Paulo Alexandre Lemes de Oliveira. O BRI tem duração média de seis meses e, para fazer a aplicação, os agentes passaram por treinamento.
Outra medida que vem sendo adotada pelo município é a pulverização (fumacê). Diferentemente dos anos anteriores, em que o fumacê era aplicado somente após a confirmação de casos de dengue, agora ele é realizado preventivamente em situações de suspeita da doença. Sempre que alguém procurar o posto de saúde e for diagnosticado suspeito, a casa do paciente e os quarteirões vizinhos receberão a aplicação.
Além disso, equipes da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente estão visitando os moradores para conscientizar sobre medidas de prevenção e informar sobre a aplicação do BRI. “O inseticida é mais uma medida de combate e, para isso, contamos com o apoio dos encruzilhadenses para que possamos acessar o interior das residências, além da colaboração para medidas importantes, como não deixar água parada em recipientes”, esclarece o coordenador.
A Prefeitura de Encruzilhada do Sul também reforça a importância da participação da comunidade para que denuncie locais suspeitos de serem criadouros do mosquito e ajude no combate ao Aedes aegypti. “Estamos trabalhando fortemente em conscientização, prevenção e combate. Apesar de não termos casos confirmados, não podemos deixar que esse inseto se prolifere e infeste o nosso município”, esclarece a secretária de Saúde e Meio Ambiente, Rita de Cássia Amaral.
Notícias relacionadas
Correios divulga resultado preliminar do concurso público
O concurso público nacional dos Correios mobilizou mais de 1 milhão de candidatos de todo o Brasil, que realizaram as provas em 15 de dezembro de 2024 para concorrer a 3.511 vagas
Caminhão da Prefeitura sai da pista e motorista tem ferimentos leves
A ocorrência foi na localidade de Linha Brasil, na ERS-422, na tarde desta sexta-feira (17)
Igreja será construída no Mosteiro Santíssima Trindade
Edificação, em formato hexagonal, que será construída junto ao sino do Mosteiro
Região segue com locais próprios para banho segundo relatório da Fepam
Quinto boletim de Balneabilidade também apresenta pontos impróprios para a comunidade