Município foi escolhido como estratégia de aproximação com as comunidades rurais para promover práticas mais sustentáveis no cultivo de tabaco
A partir de fevereiro, Santa Cruz do Sul contará com mais um aliado para fortalecer as ações de sustentabilidade. Em reunião realizada no Salão Nobre do Palacinho, nesta sexta-feira (17), foram definidos os primeiros alinhamentos para que o escritório da Associação de Sustentabilidade e Boas Práticas do Rio Grande do Sul (AESBP), passe a contribuir em ações locais, em especial, nas zonas rurais, sem custos para o município.
De acordo com o presidente da associação, Pablo Cardoso, o município foi um dos escolhidos para sediar o órgão, como uma estratégia de aproximação com as comunidades rurais, facilitando o acesso às famílias produtoras e a implementação de programas que promovam práticas mais sustentáveis no cultivo de tabaco e em outras atividades agrícolas.
Conforme o presidente, entre as ações planejadas para este ano estão tecnologias para sustentabilidade no campo, adaptação para desastres climáticos, governança e educação ambiental, desenvolvimento de indicadores de performance para mensurar resultados municipais e captação de políticas públicas. “A produção de tabaco depende cada vez mais de práticas sustentáveis e tecnológicas que contribuam para a permanência das famílias produtoras, assim como para o aumento da produção”, disse Cardoso.
No encontro, o vice-prefeito, Alex Knak, destacou a importância das parcerias para promover ações eficazes de sustentabilidade. “Em tempos de instabilidades climáticas, e da necessidade de desenvolver ações que favoreçam questões ambientais, é fundamental que trabalhemos de forma compartilhada. E incentivando o meio rural, para que nossos produtores tenham cada vez mais incentivos para permanecerem no campo, o município ganha, e a nossa comunidade também”, declarou.
A secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, comemorou a vinda da associação para o município. “É um privilégio ter esta associação atuando conosco, em Santa Cruz. A partir deste trabalho integrado, queremos desenvolver ações, incentivando a tecnologia no meio rural e evitando a evasão no campo. Nossa gestão está sempre aberta a parcerias, porque o debate de ideias proporciona um resultado melhor. Nossa secretaria está sempre aberta para receber a visita da comunidade, das lideranças de bairros, para desenvolvermos propostas excelentes para a população”, afirmou.
Notícias relacionadas
Correios divulga resultado preliminar do concurso público
O concurso público nacional dos Correios mobilizou mais de 1 milhão de candidatos de todo o Brasil, que realizaram as provas em 15 de dezembro de 2024 para concorrer a 3.511 vagas
Caminhão da Prefeitura sai da pista e motorista tem ferimentos leves
A ocorrência foi na localidade de Linha Brasil, na ERS-422, na tarde desta sexta-feira (17)
Igreja será construída no Mosteiro Santíssima Trindade
Edificação, em formato hexagonal, que será construída junto ao sino do Mosteiro
Região segue com locais próprios para banho segundo relatório da Fepam
Quinto boletim de Balneabilidade também apresenta pontos impróprios para a comunidade