MEIO AMBIENTE

Associação ambiental escolhe Santa Cruz para desenvolver ações no meio rural

Publicado em: 17 de janeiro de 2025 às 14:00
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Associação de Sustentabilidade e Boas Práticas do Rio Grande do Sul terá escritório em Santa Cruz | Elemir Polese
    compartilhe essa matéria

    Município foi escolhido como estratégia de aproximação com as comunidades rurais para promover práticas mais sustentáveis no cultivo de tabaco

    A partir de fevereiro, Santa Cruz do Sul contará com mais um aliado para fortalecer as ações de sustentabilidade. Em reunião realizada no Salão Nobre do Palacinho, nesta sexta-feira (17), foram definidos os primeiros alinhamentos para que o escritório da Associação de Sustentabilidade e Boas Práticas do Rio Grande do Sul (AESBP), passe a contribuir em ações locais, em especial, nas zonas rurais, sem custos para o município.

    De acordo com o presidente da associação, Pablo Cardoso, o município foi um dos escolhidos para sediar o órgão, como uma estratégia de aproximação com as comunidades rurais, facilitando o acesso às famílias produtoras e a implementação de programas que promovam práticas mais sustentáveis no cultivo de tabaco e em outras atividades agrícolas.

    Conforme o presidente, entre as ações planejadas para este ano estão tecnologias para sustentabilidade no campo, adaptação para desastres climáticos, governança e educação ambiental, desenvolvimento de indicadores de performance para mensurar resultados municipais e captação de políticas públicas. “A produção de tabaco depende cada vez mais de práticas sustentáveis e tecnológicas que contribuam para a permanência das famílias produtoras, assim como para o aumento da produção”, disse Cardoso.

    No encontro, o vice-prefeito, Alex Knak, destacou a importância das parcerias para promover ações eficazes de sustentabilidade. “Em tempos de instabilidades climáticas, e da necessidade de desenvolver ações que favoreçam questões ambientais, é fundamental que trabalhemos de forma compartilhada. E incentivando o meio rural, para que nossos produtores tenham cada vez mais incentivos para permanecerem no campo, o município ganha, e a nossa comunidade também”, declarou.

    A secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, comemorou a vinda da associação para o município. “É um privilégio ter esta associação atuando conosco, em Santa Cruz. A partir deste trabalho integrado, queremos desenvolver ações, incentivando a tecnologia no meio rural e evitando a evasão no campo. Nossa gestão está sempre aberta a parcerias, porque o debate de ideias proporciona um resultado melhor. Nossa secretaria está sempre aberta para receber a visita da comunidade, das lideranças de bairros, para desenvolvermos propostas excelentes para a população”, afirmou.

    Leia também