Maioria dos crimes são praticados por meio de aplicativos, como o WhatsApp
Nos 12 meses de 2022, Santa Cruz do Sul Sul 1.242 casos de estelionato. Em média, mais de três pessoas comunicaram por dia à polícia terem sido alvo de golpistas. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, é possível perceber diminuição de 8,4%. Foram 115 fatos a menos do que em 2021.
Os dados fazem parte dos indicadores de criminalidade divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul e, mesmo que tenha ocorrido redução, os números ainda são bem mais altos do que antes do início da pandemia. Em todo o ano de 2018, por exemplo, foram 289 estelionatos – 23,26% do que aconteceu no ano passado.
A maioria dos golpes são praticados por meio de aplicativos, como o WhatsApp. Na plataforma, os criminosos podem jeitos distintos para garantir o sucesso na atividade. Para evitar problemas ou dores de cabeça, a orientação é que a pessoa, quando for fazer algum empréstimo ou doação, ligue para quem está pedindo.
Notícias relacionadas
Pedra na pista causa acidente com caminhão na RSC-153
O fato aconteceu na manhã desta terça-feira
Ladrão que furtou rosário em loja é preso pela Brigada Militar
Homem havia furtado loja de utilidades no Centro. Identificado em imagens de câmeras, foi localizado minutos após o crime
Homem é assaltado e tem a moto roubada no interior de Sinimbu
Ladrão parou em lancheria para pedir gasolina ao proprietário do estabelecimento, mas este negou fornecer combustível após reconhecer moto do morador de Linha Branca
Moto é furtada no interior de Santa Cruz do Sul
Vítima deixou veículo estacionado embaixo de uma árvore. Moradora das proximidades viu quando ladrão cometeu o delito