Nome é homenagem ao cavalo que acompanhou a ex-policial militar Kelly Thimoteo por cinco anos
Cães e cavalos, muitas vezes, fazem a diferença no trabalho dos órgãos da Segurança Pública. A eficiência dos animais aparece, por exemplo, na localização de drogas, no resgate de pessoas e na contenção de tumultos. Mas os bons resultados só são possíveis por causa do treinamento e da relação de amizade e confiança com os policiais. A partir de agora, quando se aposentarem, os caninos e equinos podem ser adotados justamente pelos servidores com quem sempre trabalharam. A legislação que regula o processo de adoção dos animais vinculados à Secretaria da Segurança Pública (SSP) foi oficialmente apresentada nesta terça-feira (16), no Palácio Piratini.
Trata-se da Lei Nanquim (15.106/18), de autoria do deputado e líder do governo na Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, que também é médico veterinário. O texto foi sancionado pelo governador José Ivo Sartori na última quinta-feira (11), junto com outros 17 Projetos de Lei que integram um pacote de propostas e resoluções para melhorar a área da Segurança Pública no Rio Grande do Sul. O projeto sobre os animais foi aprovado no dia 12 de dezembro do ano passado, por 49 votos a favor e nenhum contra.
O nome Nanquim é uma homenagem ao cavalo que acompanhou a ex-policial militar Kelly Thimoteo por cinco anos, na Brigada Militar, em Passo Fundo. O caso ganhou repercussão em julho do ano passado. Quando soube que o ex-parceiro iria a leilão, Kelly, hoje advogada, começou um movimento nas redes sociais. O apelo chegou às autoridades e resultou na mudança da legislação. O leilão de Nanquim foi cancelado.
Sartori disse que a Lei Nanquim veio para corrigir uma situação injusta. “O poder público tem que ouvir a população. É importante que as pessoas contribuam e façam sugestões. Essa legislação mostra a preocupação de todos nós com o bem-estar e o descanso dos animais, especialmente daqueles que prestaram um serviço de qualidade para o Estado”, destacou.
Segundo o deputado Gabriel Souza, o principal objetivo é proteger os animais, afastando a possibilidade de que eles sejam usados em trabalhos forçados, pesquisa ou até abate. “Quando chegarem ao fim das atividades nas corporações, os cães e os cavalos poderão ser adotados por entidades de proteção animal, entidades sem fins lucrativos e pessoas físicas. O animal que tenha adotantes não irá mais a leilão. A preferência será dada ao policial que trabalhou com ele. Nos parece justo que esteja em boas mãos, porque a gente sabe que se cria um vínculo”, afirmou.
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, disse que as leis sancionadas recentemente refletem a prioridade que o governador tem dado ao combate à violência. “Quase todos os índices de criminalidade tiveram queda de 2016 para 2017. Tenho certeza de que, se tivéssemos um pouquinho mais de dinheiro, todos os crimes cairiam. Mesmo assim, o Rio Grande do Sul está muito perto de se tornar uma referência no enfrentamento à violência”, garantiu. Ele ainda mencionou, referindo-se à Lei Nanquim, que "a sociedade que respeita os animais é uma sociedade civilizada".
A ex-PM Kelly emocionou-se ao falar de Nanquim e agradeceu ao governador Sartori pela sensibilidade com a causa animal. “Eu vou formalizar o pedido de adoção. Estou muito feliz. Já tem lugar para ele, na cabanha de um amigo meu. Uma baia com serragem fofinha, água fresca, ração e feno, que ele adora. Ele é bem guloso”, lembrou.
A equipe da ONG Cavalo de Lata, que protege os animais em Santa Cruz, participou da cerimônia em Porto Alegre.
Notícias relacionadas
Há mais de 10 anos, a Viva é referência na gestão de condomínios
Empresa santa-cruzense atende a mais de três mil unidades habitacionais tendo a presença e relação de proximidade como sua marca
Inspeção de saúde para jovens de 2006 será em fevereiro
Quanto ao alistamento dos jovens nascidos em 2007, o período segue até o dia 30 de junho
Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul atenderá em novo endereço
Serviço organiza últimos detalhes burocráticos para assinar contrato de locação
Abastecimento de água deve ser normalizado neste sábado em Venâncio Aires
Três bairros tiveram problemas em decorrência do rompimento de uma rede