SINTONIZE SAÚDE

Nutricionista dá dicas para evitar exageros e manter equilíbrio nas festas de fim de ano

Publicado em: 16 de dezembro de 2024 às 08:00
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Bia de Moura/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Profissional do Hospital Ana Nery, Sabrina Till afirma que o segredo está na moderação

    Com a chegada das festas de fim de ano, muitas pessoas enfrentam desafios para equilibrar a alimentação diante da variedade de pratos dessa época. A nutricionista do Hospital Ana Nery, Sabrina Till, apresenta dicas e cuidados para manter o equilíbrio sem deixar de aproveitar os momentos festivos com amigos e família.

    Uma das principais orientações da especialista é não pular refeições ao longo do dia. Ela explica que muitas pessoas deixam de comer durante o dia para “guardar espaço” para a ceia, mas isso é prejudicial. Segundo Sabrina, esse comportamento leva a um consumo exagerado à noite, onde pode conter também alimentos mais calóricos e menos nutritivos.

    O álcool é outro ponto de atenção. Sabrina recomenda consumir com moderação e sempre intercalar com água para evitar desidratação e os sintomas de ressaca. “O que pode causar a ressaca é a falta de hidratação. Se você não tomar muita água, a ressaca vai ser mais forte. Então, moderar o consumo de bebidas, mas alternar com a hidratação para esse sintoma no outro dia não seja tão forte”, ressalta.

    A nutricionista também aponta que manter-se ativo é essencial para equilibrar os excessos e evitar ganho de peso. Além disso, comer devagar e prestar atenção nos sinais do corpo também faz a diferença. “Muitas vezes, comemos rápido e não percebemos quando estamos saciados, levando ao consumo excessivo. Comer com calma e atenção ajuda a entender o momento certo de parar. A gente não precisa ir além daquilo. É um sinal de que a gente já esta comendo mais do que deveria”, alerta.

    Para Sabrina, o segredo está na moderação e equilíbrio. Ela pontua que não são duas refeições fora da rotina que vão comprometer todo o esforço ao longo do ano. “Tudo precisa ser com moderação, mas também não precisa ser tão rigoroso. Como por exemplo ir em uma ceia de natal e não comer nada de doce, pois acaba não sendo proveitoso”, coloca.

    Ainda, a profissional salienta que não é necessário excluir totalmente os doces da dieta. De acordo com ela, o importante é cuidar para que o consumo não seja diário ou, se fizer um acompanhamento nutricional, que seja calculado a porção de açúcar permitida na dieta. “É individual de cada pessoa, mas não que precise ser excluído totalmente de uma dieta. Tudo que estiver programado para você, estará dentro do adequado”, concluiu.