Dentre as iniciativas executadas, estão a formação de professores, oficinas sobre sambas-enredo, e gincana cultural
Com o objetivo de promover um ambiente escolar com mais consciência e engajado em uma luta antirracista, a Escola Municipal Bom Jesus, localizada no bairro de mesmo nome em Santa Cruz do Sul, realizou no último sábado, 14, o encerramento do projeto “Festa das Cores, por uma educação antirracista”.
O encontro contou com a presença de alunos, professores, pais, além de personalidades negras com destaque em Santa Cruz do Sul. De acordo com o diretor da instituição, Filipe de Freitas, o projeto, idealizado pelas professoras Ceres Schulz, Josiane Medianeira, Maria Elusa Teixeira e Luciani Oliveira, foi desenvolvido durante todo o ano, com realização de várias atividades. “Nossa equipe de professores elaborou um plano de ação, que nos permitisse trabalhar a diversidade cultural de etnias e sua contribuição para a sociedade, como a dos povos indígenas, o negro e a imigração alemã. A partir disso, conseguimos elaborar um projeto bem amplo, de modo a contemplar a riqueza e a beleza de nossa pluralidade”, afirmou o diretor.
Dentre as iniciativas executadas, estão a formação de professores, oficinas sobre sambas-enredo, e gincana cultural com as temáticas das culturas indígena, alemã e afro-brasileira. “Uma das ações mais marcantes foram as biografias escritas pelos estudantes, de personalidades negras de destaque na comunidade, e isso possibilitou de eles se darem conta de que várias lideranças religiosas, de trabalhadores e trabalhadoras, que moram aqui, muito contribuíram com a comunidade”, explicou Filipe.
No encerramento, a programação contou com a exposição do trabalho dos estudantes, apresentações artísticas, e uma homenagem às lideranças negras da comunidade santa-cruzense.
Notícias relacionadas
“Preocupante”, diz prefeito sobre condição atual do Parque da Gruta
Após vistoria, Sérgio Moraes apontou necessidade de fazer investimentos para recuperar ponto turístico, que apresenta estruturas deterioradas
Merenda escolar poderá ter no máximo 15% de alimentos ultraprocessados
Prioridade será para produção local e diversidade da alimentação
Venâncio Aires realiza feira de adoção de animais no final de semana
Mais de 20 cães vão estar à disposição e a espera de um novo lar
Prefeituras de Santa Cruz e Vera Cruz planejam nova estrada para ligar os dois municípios
Projeto foi debatido durante encontro entre Sérgio Moraes e Gilson Becker; entenda